Investigadores utilizam realidade virtual em estudo para prevenir mordidas de cães

Ataques desses animais são um problema de Saúde Pública que afeta as relações com os humanos.

Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Um projeto piloto promovido pela Universidade de Liverpool está utilizando um labrador em realidade virtual, conhecido como Dog Assisted Virtual Environment (DAVE), para explorar como os humanos reconhecem e interpretam sinais de agressão dos cães.

Segundo explicado em comunicado, a taxa de entrada em hospitais de adultos devido a mordidas caninas triplicou na Inglaterra, entre 1998 e 2018, sendo que o objetivo do estudo é ajudar a perceber as interações comportamentais entre humanos e animais. “As mordidas de cães são um problema comum de Saúde Pública que afeta as relações entre humanos e cães. Estudar o comportamento humano em torno de um cão que pratica comportamentos agressivos é, eticamente, difícil, por conta do risco para a pessoa, mas, também, não queremos estar deliberadamente deixando os cães como vilões. Um cão virtual resolve esses problemas”, explica a investigadora Carri Westgarth.

Os investigadores recrutaram 16 adultos para um estudo piloto prático para explorar uma sala de estar interior virtual com o modelo de cão de realidade virtual alocado no canto oposto da sala.

A equipe perguntou aos participantes se reconheciam e compreendiam os sinais de comportamentos agressivos exibidos pelo cão virtual, incluindo lamber os lábios, bocejar, levantar as patas dianteiras, recuar, ladrar, rosnar e mostrar os dentes. Estes comportamentos são referenciados a partir da “Canine Ladder of Aggression”, que mostra como um cão pode comportar-se quando está desconfortável e não quer ser abordado.

Os investigadores também avaliaram a proximidade do participante com o cão utilizando a cabeça e o rastreio da mão por meio do equipamento de realidade virtual. Três participantes aproximaram-se o suficiente do cão virtual agressivo para ser mordido. O estudo encontrou poucas evidências de enjoo do simulador e indica que os participantes viram o cão como realista.

“Este é um novo estudo piloto que supera os desafios associados à avaliação do comportamento humano em torno de cães reais que exibem comportamentos agressivos. As nossas descobertas destacam o potencial que o modelo de realidade virtual tem para nos ajudar a compreender melhor o comportamento humano na presença de cães e na nossa interpretação do seu comportamento”, afirma o estudante James Oxley.

Os investigadores sugerem, ainda, que o cão de realidade virtual poderia ser desenvolvido para uso em outras áreas de investigação comportamental, como aulas de segurança educacional de cães e no tratamento de fobias caninas.

FONTE: https://caesegatos.com.br/investigadores-utilizam-realidade-virtual-em-estudo-para-prevenir-mordidas-de-caes/