Inteligência artificial da Natura avalia danos no cabelo e sugere produtos a partir de foto

Na era da abundância de produtos de beleza, a Natura quer usar inteligência artificial (IA) para ajudar o consumidor a se achar entre prateleiras abarrotadas. A marca começou a testar uma ferramenta que, por meio de uma foto dos cachos, analisa os danos do cabelo e recomenda a combinação de produtos ideal .

A tecnologia usa um app de celular e uma lente de aumento acoplada ao aparelho que é capaz de aumentar em 20 vezes a resolução da imagem. A análise é combinada com um questionário respondido pela consumidora, adequando as recomendações ao objetivo final da cliente. A ferramenta faz uma triagem entre 15 mil combinações de produtos da linha Natura Lumina, que vai de xampu a spray texturizador.

Batizada de Diagnóstico Personalizado de Cabelo, a ferramenta foi desenvolvida pela Natura em parceria com o Media Lab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que tinha um bolsista patrocinado pela companhia. A inteligência artificial foi “treinada” com um banco de mais 18 mil imagens de fios de cabelo ao longo de mais de seis anos de desenvolvimento.

A lupa foi criada especialmente para a ferramenta, cuja patente a Natura diz estar requerendo no Brasil.

O Diagnóstico Personalizado já está sendo usado em versão piloto em quatro lojas da Natura em São Paulo, Rio, Recife e Florianópolis. No ano que vem, a ideia é levá-la para uma loja da marca em Santiago (Chile) e colocá-la nas mãos do exército de consultoras da Natura no Brasil.

— A solução será também uma maneira de valorizar o relacionamento entre clientes e consultora, que poderá oferecer esse diagnóstico usando a tecnologia — diz a gerente sênior de inovação da Natura, Daniela Diógenes.

Essa é a segunda ferramenta da Natura com IA para recomendação de produto. Em julho, a companhia criou um app de celular que analisa a pele da cliente e sugere itens da linha Chronos para o rosto.

FONTE: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2022/12/inteligencia-artificial-da-natura-avalia-danos-no-cabelo-e-sugere-produtos-a-partir-de-foto.ghtml