À medida que mais e mais profissionais de representação adotam a renderização em tempo real para apresentação e colaboração, estamos vendo outra tendência nesse campo emergente: a integração de várias tecnologias para atender a uma ampla gama de fluxos de trabalho.
Cada empresa tem diferentes necessidades de compatibilidade com seus programas CAD escolhidos. Ninguém quer aprender um novo processo desde o início, quando já passou incontáveis meses configurando um modelo de projeto para apresentação que está funcionando bem.
E depois há a escolha de rendimento. Embora os profissionais de representação reconheçam que precisarão aprimorar seu trabalho em relação aos padrões e vídeos, ainda há muitas opções. Eles usarão a renderização em tempo real apenas para acelerar os vídeos que já oferecem ou querem começar a produzir experiências de realidade virtual? Talvez eles se beneficiassem ao usar a VR durante o processo de projeto em si mas, em caso afirmativo, eles a usariam apenas para modelos de estudo ou para imagens finais? Eles poderiam servir melhor seus clientes oferecendo um configurador em tempo real para selecionar revestimentos e móveis?
Com tantas possibilidades, seria quase impossível que um único programa satisfizesse todos os fluxos de trabalho. Felizmente, muitos dos atores estabelecidos nesse campo empolgante estão trabalhando para a integração, oferecendo aos usuários uma ampla variedade de opções.
A ferramenta mais básica para renderização em tempo real é o próprio mecanismo. Para renderização arquitetônica, o Unreal Engine da Epic Games está na frente por sua capacidade de fotorrealismo em velocidades em tempo real, de 30 a 90 fps (frames por segundo). A porta de entrada para o Unreal Engine é o Unreal Studio, um conjunto gratuito de ferramentas que inclui o plugin Datasmith para importar dados de CAD.
Enquanto o Unreal Studio oferece muitas ferramentas em tempo real, o próprio Unreal Engine é uma plataforma aberta com muitas possibilidades de integração. Um exemplo é a Mindesk, que desenvolveu um aplicativo para criar modelos diretamente em realidade virtual e está trabalhando na integração com a matriz completa de materiais e soluções de iluminação da Unreal Engine. Além disso, a Mindesk trabalhará com mais programas CAD no futuro próximo. Essa integração prevê uma nova era de projeto na qual os arquitetos poderão trabalhar em 3D estereoscópico completo, esculpindo intuitivamente um modelo fotorrealista apenas com movimentos de controle básicos.