fev 02

Instagram lança ferramenta para recuperar fotos e vídeos excluídos

Em busca de adicionar uma etapa extra de segurança contra invasões de contas, o Instagram anunciou, nesta terça-feira (2), o lançamento do recurso “Excluídos recentemente”, que permite recuperar fotos e vídeos que tenham sido excluídos da plataforma. A medida também deverá auxiliar seus usuários com o gerenciamento de conteúdo.

 Basicamente, qualquer postagem (foto, vídeo, reels, IGTV ou stories) excluída será automaticamente direcionada para uma seção à parte no perfil do usuário. Enquanto os stories permanecerão na pasta por 24 horas até serem deletados, as outras mídias terão vida útil extra de 30 dias antes de serem excluídas permanentemente.

Durante esse meio tempo, as mídias ficarão acessíveis somente pelo dono do perfil. Caso o usuário opte por recuperar ou excluir definitivamente alguma foto ou vídeo do Instagram ele terá que verificar a identidade para confirmar a ação. O novo recurso está disponível em “Configurações”, “Conta” e “Excluídos recentemente”.

 É importante ressaltar que o recurso atua como uma verificação em duas etapas, mas não substitui a autenticação de dois fatores, essencial para proteger a conta do usuário.

Novo recurso do Instagram foi anunciado nesta terça-feira (2). Foto: Instagram/Divulgação

Segurança extra

A medida é bem-vinda para os usuários indecisos, mas principalmente, dificultará as invasões de contas. Em 2018, a plataforma sofreu um ataque em massa, com diversas pessoas alegando que suas contas foram invadidas e tiveram suas informações – como nome, biografia e conteúdos postados – alteradas.

De acordo com a Symantec, fabricante do antivírus Norton, muitas contas são roubadas e usadas para disseminar spam de conteúdos adultos. Os invasores acessam as contas das vítimas, limpam todo o perfil e reutilizam as contas para conseguirem visualizações e, consequentemente, dinheiro.

O recurso de “Excluídos recentemente” deve dificultar a vida dos invasores, já que terão bem mais trabalho para “limparem” os perfis.

Certamente, no caso de uma invasão, recuperar a conta será o primeiro passo. Mas o recurso eliminará uma das “dores de cabeça”, caso o usuário consiga recuperar o acesso ao seu perfil, já que ele também terá uma ferramenta para recuperar fotos e vídeos apagados.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/02/02/noticias/instagram-lanca-funcao-para-recuperar-fotos-e-videos-excluidos/