maio 04

Impressora 3D é utilizada para fabricar carne vegetariana nos EUA

Empresa nos Estados Unidos planeja produzir cortes inteiros de carne vegetariana com impressora 3D. A startup luta, no entanto, para replicar o processo em larga escala.

Uma empresa americana está investindo pesado para produzir carne vegetariana a partir de impressoras 3D. A startup Mooji Meats desenvolveu um dispositivo capaz de fabricar cortes inteiros de carne a partir de proteínas de planta ou células in vitro de células animais. Diferente da maioria das empresas do ramo, que criam alternativas a produtos como hambúrguer e salsicha, a startup planeja ir além e emular outros tipos de refeição, tais como suas texturas e sensações similares aos alimentos de origem animal.

Um desafio, contudo, é replicar essa produção em larga escala. Insa Mohr e Jochen Mueller, os maiores nomes por trás da empresa, sugerem que isso será possível dentro de alguns meses.

Impressora 3D da Mooji Meats com diversos bicos simultâneos para produção de cortes de carne vegetariana — Foto: Divulgação/Mooji Meats

Impressora 3D da Mooji Meats com diversos bicos simultâneos para produção de cortes de carne vegetariana — Foto: Divulgação/Mooji Meats

A empresa observou que 70% do mercado de carnes gira em torno de cortes inteiros, e é nele que a Mooji pretende atuar. A forma atual de fabricação de carnes vegetarianas ainda é mais barata, porém as texturas não agradam aos clientes, segundo explica Mohr, cofundadora da empresa. Ainda de acordo com ela, um bife vegetariano seria mais chamativo para o público do que um hambúrguer, como os que já são produzidos.

A Mooji luta para aperfeiçoar sua produção e reproduzi-la em larga escala. Caso o público adote a ideia e reduza o consumo de carne de origem animal, isso significará uma grande diminuição da emissão de gases poluentes ao planeta.

Insa Mohr (CEO) e Jochen Mueller (CTO) da Mooji Meats — Foto: Divulgação/Mooji Meats
Insa Mohr (CEO) e Jochen Mueller (CTO) da Mooji Meats — Foto: Divulgação/Mooji Meats
A empresa pretende lançar o primeiro protótipo de carne produzida a partir de impressoras 3D nos próximos meses. Ela também disponibilizará suas próprias impressoras no mercado. Segundo contam os fundadores da Mooji, já existem clientes interessados, mas as negociações estão sob sigilo.
FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/05/impressora-3d-e-utilizada-para-fabricar-carne-vegetariana-nos-eua.ghtml