set 16

IBM cria Inteligência Artificial capaz de analisar performance de atletas de tênis

A solução analisa o esforço físico dos jogadores, velocidade durante a partida e outras informações para fornecer métricas personalizadas

A Inteligência Artificial (IA) está por todos os lados — inclusive no esporte. Prova disso é a nova solução criada pela IBM para jogadores de tênis. O Coach Advisor, desenvolvido em parceria com a United States Tennis Association (USTA), usa IA para analisar as performances dos jogadores e fornecer métricas personalizadas.

 A ferramenta usa um conjunto de dados formado por dois componentes. A carga fisiológica mede o esforço físico do jogador em uma partida, levando em conta a altura, o peso corporal, a velocidade média e distâncias percorridas. Já a intensidade mecânica é a aceleração e desaceleração acumuladas ao longo do jogo que medem a demanda física no corpo de um jogador.

A inteligência artificial é treinada para detectar sons de golpes de bola, chamados de árbitros, barulho da multidão e até mesmo o som de tênis na quadra. As informações são combinadas com estatísticas tradicionais do esporte. Assim, os treinadores podem identificar em vídeos os principais momentos das partidas e entender a relação entre o esforço físico e o desempenho do jogador, desenvolvendo com mais eficiência suas habilidades.

“Nos quase 30 anos de parceria com o US Open, vimos em primeira mão a enorme quantidade de dados de tênis gerados ao longo de duas semanas”, disse Noah Syken, vice-presidente de parcerias de esportes e entretenimento da IBM, em um comunicado. “Com o Coach Advisor, estamos orgulhosos de trazer tecnologias avançadas para os treinadores da USTA para explorar novas fontes de dados e conduzir uma análise mais profunda dos jogos, apoiando o crescimento e desenvolvimento dos tenistas americanos”.

Segundo a IBM, o Coach Advisor está sendo testado por um grupo de jogadores e seus treinadores. Futuramente, a companhia planeja lançar a solução para outros atletas.

FONTE: STARTSE