IA e cirurgia robótica trarão avanços mais importantes para medicina em 2019, afirma instituto

Relatório do Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada destaca avanços tecnológicos para a saúde

Os avanços mais importantes do campo de pesquisa da Medicina para 2019 deverão ser relacionados a Inteligência Artificialcirurgia robótica terapia com prótons. Isso é o que conclui um relatório do Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada da Espanha.

De acordo com o documento, as inovações no campo da saúde serão guiadas por uma maior noção de segurança, personalização dos cuidados médicos e maior digitalização. Com isso, espera-se que se tenha uma melhoria significativa no tratamento de doenças que sejam mais comuns na população, não apenas na Espanha, como no mundo.

A terapia com prótons, por exemplo, deverá ser utilizada para aumentar a precisão do tratamento contra o câncer, que hoje utiliza técnicas com efeitos colaterais por todo o corpo. Junto do uso de aceleradores de ressonância magnética, este tipo de terapia deverá ser o principal fator para esse melhor tratamento de tumores.

Na Espanha, mais de 40 centros de saúde públicos e privados já possuem instrumentos robotizados para intervenções cirúrgicas. Até o fim de 2019, a expectativa é que todos os grandes hospitais de referência do país europeu já tenham capacidade de realizar operações usando robôs.

Para completar, o estudo ainda trabalha com o conceito de que a gestão de saúde será beneficiada pelo uso de Inteligência Artificial. Um dos exemplos seria o uso de IA para lidar com a grande quantidade de dados de saúde da população. Com isso, seria possível aumentar a eficiência do sistema e diminuir os tempos de espera – um grande problema para sistemas do tipo por todo o mundo.

FONTE:  MUNDO CONECTADO