jul 25

Hospital Santa Cruz investe em Sistema de Visualização Robótica

O Hospital Santa Cruz (HSC) acaba de adquirir o Sistema de Visualização Robótica KINEVO 900, da marca alemã ZEISS. Em funcionamento desde junho, o equipamento conta com tecnologia de ponta e chega para reforçar o empenho do HSC em sua missão de oferecer serviços globais de qualidade e atendimento humanizado aos pacientes.

Indicado, principalmente, para cirurgias cranianas e de coluna, em neurocirurgia, e para aplicações nos nervos auditivos e base craniana, em otorrinolaringologia, a tecnologia também pode ser utilizada em cirurgia traumática, plástica reconstrutiva e bucomaxilofacial, proporcionando processos cirúrgicos menos invasivos.

Diferente dos demais microscópios utilizados no país, o KINEVO 900 possui tecnologia que permite ao cirurgião manusear o equipamento em sistema convencional de microscopia (binocular) ou via robótica com sistema de vídeo 3D, para visualização do campo cirúrgico, permitindo visão tridimensional com noção de profundidade, sem a necessidade do olho estar acoplado ao microscópio e permitindo melhor acesso à área afetada.

Outro recurso é a ferramenta de microinspeção QEVO, um endoscópio com visualização das regiões de difícil acesso, conectado diretamente ao aparelho, permitindo um fluxo de trabalho contínuo. A tecnologia possui ainda o sistema PositionMemory, que permite ao cirurgião retornar às áreas exatas de atenção sem precisar reposicionar o equipamento ou mapeá-las novamente.

De acordo com o Dr. Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, o novo equipamento oferece mais segurança e eficiência nas cirurgias.

Um dos grandes diferenciais é o sistema de fluorescência intraoperatória. Por meio dele, o cirurgião é capaz de identificar a origem do fluxo sanguíneo, hemorragias, microvasos sanguíneos, distinguir o tecido tumoral do tecido saudável, podendo assim, tomar decisões assertivas e rápidas durante a cirurgia, além de eliminar com segurança todo o tecido comprometido sem afetar áreas funcionais ou saudáveis.

Todas as funções do equipamento, acessórios e configurações específicas são operadas pela tela touchscreen que aparece no monitor do equipamento. O KINEVO 900 permite também gravar a cirurgia em alta ou baixa resolução, integrando as imagens ao prontuário eletrônico do paciente.

FONTE:  TiiNSIDE