Grupo Globo e startup de realidade imersiva Magic Leap anunciam parceria

Magic Leap One Creator Edition usa elementos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). (Foto: Divulgação)

Parceria visa pesquisa e desenvolvimento de novos formatos de conteúdo com o uso do novo dispositivo de computação espacial lançado nos EUA.

O Grupo Globo e a startup americana de realidade imersiva Magic Leap anunciaram nesta quarta-feira (8) uma parceria para pesquisa e desenvolvimento de novos formatos de conteúdo com o uso do novo dispositivo de computação espacial lançado pela empresa nos Estados Unidos, o Magic Leap One Creator Edition.

Disponível num primeiro momento para desenvolvedores e criadores no mercado americano, o equipamento é composto por óculos, controle remoto e acessório que fica preso na cintura, para experiências que inserem elementos virtuais no mundo real.

A nova tecnologia usa elementos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) e vem sendo chamada de computação espacial por permitir interações mais sofisticadas entre o ambiente do usuário e objetos ou ambientes virtuais.

A parceria com a Magic Leap garante ao Grupo Globo acesso a informações técnicas e apoio à pesquisa de novos formatos de conteúdo.

“Ter acesso às tecnologias mais inovadoras disponíveis sempre foi fundamental para que o Grupo Globo cumprisse sua missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade. As realidades imersivas, que incluem a computação espacial, são uma nova fronteira da indústria de mídia e é natural que nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento se voltem para esse campo”, diz Raymundo Barros, diretor de tecnologia da TV Globo.

“Estamos felizes com o apoio de parceiros visionários como o Grupo Globo, que acreditam nas muitas possibilidades de mudar o mundo em que vivemos por meio de novas tecnologias”, disse Rony Abovitz, CEO e fundador da Magic Leap. “Nossa parceria com o Grupo Globo enfatiza o compromisso compartilhado em desenvolver novas maneiras para que as pessoas experimentem o mundo em volta delas”.

O Grupo Globo é um dos investidores da Magic Leap e fez uma experiência piloto com a tecnologia no programa “Central da Copa”, que foi ao ar no Brasil durante a Copa do Mundo.

Através de uma versão de testes do equipamento, o apresentador Tiago Leifert interagiu com ursos dançarinos no estúdio e com jogadores virtuais, facilitando a explicação das jogadas.

FONTE: G1