jun 06

Grupo chinês proprietário da Volvo lança nove satélites para veículos autônomos

Na última quinta-feira, o Zhejiang Geely Holding Group acaba de enviou ao espaço nove satélites a partir do Centro Espacial de Xichang, província de Sichuan, China. A função deles será fazer parte de uma futura rede de apoio a veículos autônomos das marcas do conglomerado.

Autoridades chinesas confirmaram o sucesso do lançamento, que foi através de um foguete Longa Marcha, de 42 metros, levando todos os satélites para se distribuírem na órbita. A Geely, como a empresa é mais conhecida, a seguir confirmou que passou a receber sinais dos equipamentos.

Satélite Geely

Satélite Geely | Imagem: Geely/Divulgação

Esses são apenas o começo de uma rede de 240 satélites que a empresa pretende instalar para prover o suporte para seus veículos e outros, no que chama de Geely Future Mobility Constellation. Essa rede deve prover informações para que carros autônomos encontrem seu caminho, e também estabelecer uma rede de comunicação carro a carro.

Segundo a empresa, a rede permitirá o posicionamento de GPS com precisão de centímetros, o que é fundamental para que os veículos autônomos do futuro próximo saibam exatamente onde se encontram, para navegar com segurança.

Os primeiros 72 satélites da constelação devem ser lançados até 2025. Nessa fase, o sistema cobrirá a região da Ásia e Oceano Pacífico. A partir daí, a rede será expandida para o resto do mundo.

A Geely é um conglomerado privado pertencente ao bilionário Li Shufu. Ela detém, além da própria marca principal Geely, outras marcas chinesas, como Farizon, Lynk e Zhi Dou, e duas grandes ocidentais: Volvo e Lotus. As empresas ocidentais também farão uso dos serviços dos satélites chineses.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/06/04/carros-e-tecnologia/grupo-chines-proprietario-da-volvo-lanca-nove-satelites-para-veiculos-autonomos/