abr 20

GM investe US$ 139 milhões na desenvolvedora de baterias SolidEnergy Systems

Em busca de otimizar a performance de seus veículos elétricos (EVs), a montadora de automóveis General Motors (GM) acaba de anunciar um investimento de US$ 139 milhões na SolidEnergy Systems (SES), desenvolvedora de baterias de lítio-metal.

 De acordo com Hu Qichao, presidente executivo da SES, o investimento tem três objetivos específicos. O primeiro deles será aprimorar o “material-chave” — eletrólito de lítio-metal nos lados do ânodo e cátodo — presente nas baterias desenvolvidas.

O financiamento também vai adaptar a escala das células do tamanho de baterias do iPhone para dimensões que possam ser introduzidas nos veículos elétricos da GM, além de intensificar o monitoramento e gerenciamento dos desempenhos das células pela SES.

Como resultado de todo esse investimento, a GM espera que a SolidEnergy Systems seja capaz de aprimorar suas baterias de lítio-metal, o que consequentemente otimizará os veículos elétricos da montadora.

Financiamento vai aprimorar baterias de lítio-metal da SolidEnergy Systems. Foto: General Motors/Divulgação

“A GM vem reduzindo rapidamente os custos das células da bateria e melhorando a densidade de energia. Nosso trabalho com a tecnologia SES tem um potencial incrível para oferecer um desempenho de EV ainda melhor para clientes que desejam mais alcance a um custo menor”, celebrou Matt Tsien, vice-presidente executivo da GM e presidente e diretor de tecnologia da GM Ventures.

No entanto, levará algum tempo até que as melhorias nas baterias da SES sejam vistas nos EVs da GM. Isso porque nos próximos três anos, a SolidEnergy Systems deverá passar pelos processos de aprovação de automação padrão.

A desenvolvedora de baterias de lítio-metal partirá da amostra “A” para a amostra “B” até chegar na amostra “D” — que é a última fase de testes antes da disponibilidade comercial de baterias SES nos automóveis.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/04/20/pro/gm-investe-139-milhoes-de-dolares-em-desenvolvedora-de-baterias/