jun 02

Geely lançou nove satélites para apoiar carros autónomos

A fabricante chinesa de automóveis Geely lançou nove satélites que irão fornecer navegação mais precisa aos carros autónomos. Objetivo é ter 63 satélites em órbita até 2025

O grupo chinês Geely – fabricante de automóveis – realizou o seu primeiro lançamento de satélites com sucesso, enviando nove para a órbita terrestre enquanto constrói uma rede de satélites para fornecer navegação mais precisa aos veículos autónomos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, os satélites GeeSAT-1, projetados e fabricados pelo grupo, foram lançados do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, no sudoeste da China.

A Geely espera que outros 63 estejam em órbita até 2025 e o seu objetivo final é chegar aos 240.

Assim, o grupo chinês torna-se o segundo maior fabricante de automóveis a ter um negócio espacial associado. A SpaceX, associada à Tesla, tem mais de 2000 satélites em órbita para sua rede Starlink.

A SpaceX já usa os seus próprios foguetões para lançar os seus satélites, mas a Geely ainda não, tendo usado um foguetão produzido e operado por uma empresa estatal chinesa.

Os satélites da Geely fornecem dados para os carros autónomos, mas também terão outras funções comerciais, nomeadamente fornecer serviços de comunicação nos Jogos Asiáticos (semelhante às Olimpíadas, mas apenas da Ásia) que se realizam em setembro.

Os satélites têm uma vida útil de cinco anos e vão desintegrar-se na atmosfera terrestre sem deixar detritos espaciais.

FONTE: https://expresso.pt/economia/2022-06-02-Geely-lancou-nove-satelites-para-apoiar-carros-autonomos-4861585f