‘Funcionários não querem voltar aos escritórios porque têm jornada mais leve em casa’, diz CEO da Blackstone

Segundo Steve Schwarzman, as pessoas lucraram com o trabalho remoto porque descobriram que “não trabalhavam tanto” e economizaram dinheiro em deslocamentos, almoços e roupas de trabalho.

Para Steve Schwarzman, CEO da Blackstone, uma das maiores empresas de investimento do mundo, parte do motivo pelo qual os trabalhadores estão sendo difíceis de atrair de volta aos escritórios é porque eles desfrutam de uma jornada mais leve em casa.

Segundo ele, as pessoas lucraram com o trabalho remoto porque descobriram que “não trabalhavam tanto” e economizaram dinheiro em deslocamentos, almoços e roupas de trabalho.

Isso contribui para a continuação da vacância em edifícios de escritórios nos EUA. Schwarzman diz esperar que as empresas reduzam o espaço quando os seus aluguéis terminarem e algumas dessas propriedades “não forem passíveis de sobrevivência como entidades econômicas”. Ainda assim, ele disse que os edifícios de escritórios mais novos estão se mostrando resilientes e a demanda por outras categorias de imóveis, como armazéns, continua a aumentar.

Nos próprios escritórios da Blackstone, espera-se que todos os executivos e profissionais de investimento estejam em suas mesas cinco dias por semana.

Há um número crescente de pesquisas sobre a produtividade do trabalho remoto, com estudos sugerindo efeitos positivos e negativos. Um artigo recente, do economista do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) Anthony Diercks, desafiou a visão predominante dos CEOs de que o trabalho totalmente remoto leva a uma menor produtividade. Diercks observou que grande parte da investigação que apoia esta conclusão envolveu trabalhadores que introduzem dados, por exemplo, e não deve ser generalizada a todos os profissionais de escritório. O efeito do trabalho remoto na produtividade “depende de cada indivíduo”, disse ele.

Schwarzman falava num painel na última edição da cúpula da Iniciativa para Investimento Futuro,em Riad (Arábia Saudita). O executivo pode ter se consolado com os comentários do CEO do Goldman Sachs Group Inc., David Solomon, cujos funcionários retornaram em grande parte às suas mesas.

Solomon disse no painel que sua empresa está, “em geral, operando da mesma forma que antes da pandemia”.

FONTE:

https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/10/24/funcionarios-nao-querem-voltar-aos-escritorios-porque-tem-jornada-mais-leve-em-casa-diz-ceo-da-blackstone.ghtml