Ford registra patente de sistema com drone que segue o carro

A  aeronave pode ajudar em situações de emergência

A Ford pediu o registro de uma tecnologia bastante curiosa, um sistema de comunicação de um drone com um dos seus veículos. Segundo a empresa, a aeronave tem uma série de funções que operam em conjunto com um carro e pode acabar sendo fundamental para situações de risco.

A patente traz a data de 10 de outubro e foi enviada ao Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Os documentos descrevem um quadricóptero programado e configurado através de um computador de bordo, podendo ser orientado para seguir o carro ou enviar uma mensagem de segurança às autoridades avisando o local do veículo em caso de acidentes. O drone pode ser recarregado e tem uma base de pouso em cima do carro.

A inovação da Ford incluí ainda um modo em que a aeronave segue, outro em que filma o veículo, e também um terceiro de segurança em que a região ao redor do carro é patrulhada. O drone pode funcionar de maneira autônoma através das configurações dos modos no painel ou também manualmente.

Apesar de o desenho ter apenas um modelo de carro, a Ford comenta que qualquer outro tipo pode ter suporte ao tipo de sistema, incluindo carros maiores e off-road.

A tecnologia não chega em um momento qualquer, segue uma tendência que deve se intensificar nos próximos anos. Segundo a FAA, o número de pessoas que voam com drones por hobby e de maneira comercial pode passar de 2.5 milhões a 7 milhões em 2020.

Recentemente, a Audi apresentou o carro conceito AI: Trail, um veículo com um conceito muito parecido com o da Ford. A diferença e principal destaque dado ao Ai: Trail, está no fato de ele utilizar mais de um drone fazer a utilização deles como faróis para o carro. De qualquer forma, a segurança continua sendo um dos focos principais das duas fabricantes, o que pode indicar o futuro dessa tecnologia, caso ela se confirme mesmo como um grande tendência.

FONTE: MC