Fintechs se animam com aprovação do cadastro positivo

(Atualizada às 13h07 de 17/5/2018) A aprovação do cadastro positivo foi elogiada por representantes de fintechs. Segundo executivos, essa mudança permitirá que as instituições financeiras e de pagamentos tenham acesso a dados de bons pagadores, o que não acontecia anteriormente com os birôs de crédito.

“Vemos o cadastro positivo com bons olhos. Até então, só podíamos ver informações negativas sobre alguém nos birôs de crédito. Agora, essa mudança permite que possamos consultar informações de pessoas que pagam em dia”, afirma Theodoro Prado, gerente geral da Biva Serviços Financeiros durante o evento Fintech View.

Para Marcela Miranda, fundadora da Trigg, startup de cartões de crédito, a mudança será fundamental para conseguir informações sobre pessoas que estão entrando no mercado.

“Muitos clientes da Trigg são jovens. Por eles não terem histórico, partíamos do princípio que são maus pagadores. O cadastro positivo vai mudar isso”, afirma Marcela.

Para Marcos Ramos, presidente da EasyCrédito, a mudança permite não só que as empresas possam consultar — e, consequentemente, baratear o crédito — como oferecer novos serviços.

“É uma das melhores mudanças que tivemos nos últimos anos. Porque antes, cinco bancos tinham 80% das informações. Agora, podemos ter históricos de contas de consumo, do cartão da loja de bairro, quem sabe. Vamos ter não só mais informações para decidir crédito, como para oferecer novos serviços”, diz.

FONTE: VALOR ECONÔMICO