Fintechs e cooperativismo ampliam troca de informações

O Open Banking e as APIs foram os focos do Sicoob Talks: Fintechs, evento destinado à troca de informações entre representantes das fintechs e executivos do Sicoob e do Bancoob, com a participação do Banco Central.

O encontro foi realizado em parceria do Sicoob Empresas RJ com a Associação Brasileira de Fintechs no dia 13/07, na Plataforma Space.

O objetivo foi permitir que as startups da área financeira relatassem os desafios que enfrentam e facilitar a busca de soluções financeiras oferecidas pelo cooperativismo de crédito.

Um dos focos foi o Open Banking, modelo de negócios no qual as instituições financeiras abrem suas plataformas digitais para que as Fintechs possam oferecer seus serviços aos clientes de tais instituições, no caso, os associados das cooperativas vinculadas ao Sicoob.

O outro foco foram as Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs, na sigla em inglês), que podem ser criadas quando uma empresa de software pretende que outros criadores de softwares desenvolvam produtos compatíveis com os serviços que a empresa oferece a seu público.

“Conseguimos entender o que ambas as partes estavam precisando para gerar soluções e o ambiente foi bastante propício para o networking”, contou Luiza Jandre, da área de comunicação e marketing do Sicoob Empresas RJ, acrescentando que está sendo produzido um vídeo mostrando o que aconteceu durante mais esta edição do Sicoob Talks.

O encontro foi aberto pelo presidente do Sicoob Empresas, Eduardo Diniz, e contou com a participação do gerente técnico do Banco Central, Alexandre Bastos; do diretor de Meios Eletrônicos do Bancoob, Marcos Vinicius Viana Borges; dos superintendentes de Sistemas de Informação e de Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, Edson Rodrigues Lisboa Jr. e Ângelo Eduardo Curbani, respectivamente, entre outros representantes do Sicoob, Bancoob, Conexão Fintech e ABFintechs.

Entre as 20 fintechs convidadas, lá estiveram representantes de empresas dedicadas aos setores de serviços, pagamentos, crédito, câmbio, investimentos, cobrança, social banking e criptomoeda.

FONTE: SICOOB