Fintech valida pedidos de empréstimo pessoal em menos de cinco segundos

Com tecnologia avançada, quem precisa de dinheiro tem o seu pedido analisado e liberado quase que instantaneamente no marketplace da Mutual

A fintech Mutual, que viabiliza o empréstimo entre pessoas, conectando quem precisa de dinheiro com quem quer emprestar, investiu em tecnologia para tornar a experiência do tomador de crédito em sua plataforma ainda mais conveniente.

Agora, os processos de análise e originação ou registro da CCB (Cédula de Crédito Bancário), que é uma espécie de contrato para a operação do financiamento, são realizados em menos de cinco segundos. Com isso, quem precisa de dinheiro tem o seu pedido liberado rapidamente para ser acessado por investidores na plataforma digital da fintech.

Isso é possível devido a uma tecnologia desenvolvida internamente que, rapidamente, faz uma análise ampla sobre o histórico financeiro de quem está pedindo dinheiro e o quanto de crédito ele já está utilizando para pagar nos próximos meses.

Automaticamente, antes de aprovar a solicitação de empréstimo na plataforma, a Mutual consegue levantar se cada pessoa possui financiamentos de curto ou longo prazo e qual a projeção de endividamento para os próximos meses, além de verificar se ele está inadimplente em alguma operação de crédito.

Além dessa análise, durante o processo chamado de onboarding, para checagem e validação das informações dos usuários, a Mutual conta com uma solução antifraude, da startup Combate à Fraude, que combina tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial com um sistema de checagem digital de dados. Isso permite a aprovação de cadastros de forma confiável e em poucos segundos, automatizando toda a análise documental.

O processo de documentoscopia da plataforma – para verificar a autenticidade de documentos e assinaturas – usa Inteligência Artificial para comparar o documento apresentado pelo usuário com milhares de outros do mesmo Estado e ano de emissão, procurando inconsistências em mais de 200 pontos de atenção por segundo.

“Quando falamos em democratizar o acesso ao crédito, também destacamos a agilidade. É importante que a pessoa tenha o valor que necessita, no momento que é importante para ela”, destaca Leonardo Rebitte, CEO da Mutual.

Com menos de dois anos de operação, a Mutual já viabilizou mais de 7 mil empréstimos, atingindo a marca de R$ 10 milhões. A fintech conta com mais de 500 mil usuários ativos, entre pessoas que pedem empréstimos e investidores.

Sobre a Mutual

Em operação desde janeiro de 2018, a Mutual foi criada para revolucionar o empréstimo entre pessoas no Brasil, conectando quem precisa de dinheiro com que quer lucrar com investimentos diversificados. A fintech brasileira oferece uma plataforma digital de peer to peer lending (empréstimo P2P ou crédito P2P) em que qualquer pessoa pode emprestar dinheiro a outra. Além disso, permite aos investidores com perfis menos conservadores diversificar seus investimentos para obter retornos bem acima do CDI.

FONTE: SEGS