Fazendeiros estão utilizando drones para guiar ovelhas

Há casos em que os animais são ensinados a seguir a aeronave

Alguns fazendeiros estão utilizando drones para guiar ovelhas para o celeiro ou até mesmo levá-las para algum local específico no pasto. Geralmente, um pastor e alguns cachorros dão conta de guiar rebanhos sem grandes problemas, algo que tem garantido eficiência ao longo dos séculos. Mas, para inovar e deixar a situação mais prática, agora os drones começam a ocupar espaço também nessa atividade rural.

Como os drones são barulhentos, as ovelhas tentam manter distância deles e fogem ao ouvir o zumbido. O problema é que alguns rebanhos acabam ficando rebeldes depois de um tempo e ignoram que estão sendo seguidas, algo que não agradou em nada quem se acostumou a fazer o serviço com um controle remoto. Agora, em vez de perseguir ovelhas, estão tentando treiná-las para seguir os drones.

Segundo conta o agricultor Wojtek Behnke  na revista Farmers Weekly, em Shropshire, Inglaterra, ele passou a levantar voo com um drone logo após alimentar os animais. Dessa forma, ele acaba ganhando confiança das ovelhas para fazer o seu trabalho, pelo menos é o que conta Mark Rutter, professor de comportamento animal na Universidade Harper Adams (HUA). Para ele, neste caso, a teoria é de que os drones são mais eficazes a longo prazo quando ganham um significado positivo do que quando aparecem como uma ameaça.

“Aprender a ignorar coisas que não são uma ameaça é uma função muito importante na evolução e desenvolvimento dos animais; você não pode ter medo de tudo, pois não fará nada. Portanto, você aprende rapidamente a filtrar quais são as ameaças genuínas e quais coisas você pode ignorar. ”

Para aumentar a eficácia da estratégia, o professor deu a ideia de acrescentar algum barulho no drone que indique sua relação com a hora da alimentação. Ainda que as estratégias com drones estejam se desenvolvendo, Rutter explica que cães continuarão sendo utilizados e que não devem perder eficácia sempre que entrarem no pasto. De qualquer forma, a utilização de drones autônomos deve agilizar em muito os processos, o professor comenta ainda que o Skydio 2, por exemplo, com o Dock, é tentador e deve auxiliar em muito o pastoreio.

No vídeo abaixo é demonstrado como as ovelhas podem ser guiadas com estas aerovanes antes de ignorá-las, a filmagem é interessante principalmente por poder ser assistida do ponto de vista do drone.

FONTE: MUNDO CONECTADO