Exposição tecnológica escolar teve casa inteligente e até robô garçonete

Professor Marco Antonio é responsável pelo Clube de Robótica Corumbella

Com o objetivo de mostrar à comunidade e aos estudantes da Rede Estadual de Corumbá e Ladário os projetos de robótica desenvolvidos pelo Clube de Robótica Corumbella, a escola estadual Doutor Gabriel Vandoni de Barros realizou na última semana uma exposição de robótica.

O evento exibiu 47 projetos para dezenas de estudantes que prestigiaram a apresentação dos projetos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental. Entre os trabalhos que obtiveram grande destaque, estiveram a  “Casa Inteligente”, projeto de automação que auxilia na prevenção de incêndios e invasões, e a robô garçonete “Gabi”, desenvolvidos sob orientação do professor Marco Antônio Rojas Alves, responsável pelo Clube de Robótica Corumbella da escola Vandoni de Barros.

“O clube desenvolve há três anos trabalho dentro da área específica de robótica. Neste ano, particularmente, estamos mais voltados a projetos na área de automação, segurança e educação”, explicou o professor Marco Antônio.

De acordo com o orientador, os projetos são resultado de todo o aprendizado durante o ano. É o caso de “Gabi”, a robô garçonete. Segundo o educador, o projeto batizado como homenagem ao patrono da escola, levou cerca de três meses para ser concluído. Utilizando tecnologia bluetooth, o robô realiza movimentos comandados a partir de um celular e libera o lanche – suco e salgado – a partir de um sistema de aproximação de cartões de rádio frequência.

“Inicialmente montamos a ideia, o projeto e fizemos todos os equipamentos funcionarem. Chegamos, debatemos, montamos um primeiro protótipo e preparamos um equipamento com a utilização do motor e a bombinha, que funciona com a aproximação do cartão. Então, chegamos à ideia do robô garçonete e ‘nasceu’ a Gabi”, lembrou o professor ao Diário Corumbaense.

Em breve a “garçonete” deve receber melhorias. O professor explicou que agora que todo o funcionamento está em ordem, a ideia é trabalhar em um “up” no visual da criação. “Gabi não vai ficar parada e terá suas melhorias, tanto que estamos falando na 2.0, isso inclui melhoria no visual, na estrutura”, contou.

O orientador destaca que o comprometimento dos alunos com o desenvolvimento dos projetos auxilia diretamente o rendimento deles dentro de sala de aula e serve como exemplo aos demais estudantes.

“É importante mostrar que a disciplina é a base para realizar. Não poderíamos fazer sozinho e essa foi a principal contribuição, o trabalho em grupo. Além disso, têm alunos que melhoraram na questão da matemática e até adquiriram conhecimento em matérias que ainda não têm como física. Depois que apresentamos em um evento na escola, o interesse dos alunos é grande. Eles perguntam se tem vaga, querem participar”, destacou.

A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros também apresentou projetos na Exposição Tecnológica Digital, realizada pela Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3 e na Feira de Ciências e Tecnologia, realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, obtendo excelentes resultados em 2018. Com informações da Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá.

FONTE: DIÁRIO JORNAL CORUMBAENSE