maio 03

Evento apresenta super bike que causa transformação social no mundo

“Buffalo Bicycle” foi projetada para facilitar a mobilidade no acesso à educação, saúde, desenvolvimento econômico e igualdade de gênero

Você provavelmente já sabe os benefícios que uma bicicleta pode causar na vida de cada ser humano. Além de inúmeras vantagens para a saúde de quem a utiliza, ela também é um instrumento importante na diminuição da poluição do planeta. Mas, você sabia que ela pode causar uma transformação social? É isso que já vem acontecendo em regiões rurais do continente africano e mais recentemente na Colômbia, com a “Buffalo Bicycle”, uma super bike que será apresentada ao público brasileiro no evento gratuito “Exposição Buffalo Bicycle”, realizado na próxima quarta-feira (04), em São Paulo.

A Buffalo Bicycle é capaz de carregar 100 kg e permite o transporte de pessoas e cargas pesadas com segurança e eficiência, ajudando no desenvolvimento econômico de diversas regiões, permitindo que agricultores e empresários transportem mais mercadorias e economizem tempo. Ela também causa impacto na educação, servindo de meio de transporte para que crianças carentes consigam chegar e permanecer na escola. No âmbito da saúde, possibilita que profissionais da área visitem casas de pacientes com mais frequência.

O exemplar que será exposto foi doado em 2012 para a Ciclocidade (www.ciclocidade.org.br) – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – por meio de dois fotógrafos sul-africanos, Stan Engelbrecht (Cidade do Cabo) e Nic Grobler (Joanesburgo), que trouxeram a Buffalo para o Brasil com o intuito de fortalecer as relações de ciclistas e cicloativistas do Sul Global que acreditam no poder revolucionário das bicicletas em conectar, engajar e transformar vidas.

“Acredito que a bike é uma ferramenta de transformação social e que a Eureka, por meio do apoio a projetos assim, colabora com esta mudança”, diz Daniel Moral, cofundador da Eureka

Como as bicicletas chegam nas comunidades?

O programa global World Bicycle Relief, WBR, (http://worldbicyclerelief.org/) arrecada fundos para construir e distribuir essas bicicletas a comunidades desfavorecidas a fim para que as pessoas ganhem mais mobilidade e acesso à educação, saúde, desenvolvimento econômico e igualdade de gênero.

“Em muitas regiões rurais do mundo, milhões de pessoas caminham quilômetros todos os dias apenas para sobreviver. A pé, os indivíduos caminham contra o sol para realizar as tarefas do dia a dia. A distância é uma barreira para frequentar a escola, receber assistência médica e entregar mercadorias em estabelecimentos comerciais”, explica o site do projeto. De acordo com Andrew Wright, representante do programa na América Latina, a missão agora é atingir 1 milhão de bicicletas distribuídas até 2025.

Do outro lado do Atlântico, a bicicleta busca ser uma ferramenta de assistência e construção de independência, liberdade e autonomia. Uma reflexão que também é necessária por aqui e que, com essa experiência inspiradora, nos ajuda a buscar forças e repensar nossa própria realidade por meio de um continente que tem uma relação histórica tão íntima conosco. A Buffalo e o WBR nos lembram que não estamos sozinhos; tem muita gente que, assim como nós, faz um trabalho sério, responsável, apaixonante e solidário para reduzir as desigualdades sociais e mudar as bases do mundo.

Como participar da exposição?

Basta acessar o link:  https://bit.ly/lancamento-buffalo-bicycle e reservar o ingresso gratuitamente. A “Exposição Buffalo Bicycle” acontece no dia 04 de maio de 2022, das 18h às 22h, na Eureka Coworking Paulista, localizada na Avenida Paulista, 2439, em São Paulo.

Sobre a Eureka Coworking

A Eureka Coworking acredita que a forma como se vive o cotidiano dentro do escritório ou do coworking faz toda a diferença na vida das pessoas. A empresa oferece uma nova perspectiva por meio da Employee Experience, um processo em que frequentemente pensa em como o colaborador da empresa pode se beneficiar e aumentar sua satisfação no trabalho. Priorizando a experiência do cliente em conexão ao espaço personalizado,  a empresa entende que coworking, mobilidade e impacto social são forças transformadoras do mundo. São os responsáveis por projetos de impacto como o Bike Tour SP e apoiam os projetos e as instituições: Gerando Falcões, Ciclocidade, Cidade a Pé e Cheguei de Bike. A Eureka Coworking atualmente oferece escritório e coworking em diversos endereços no mundo:  Chácara Klabin, Avenida Paulista, Campinas, Uberlândia e em Lisboa.

Sobre a Ciclocidade

A Ciclocidade é uma associação sem fins lucrativos que atua em São Paulo desde 2009 contribuindo para a construção de uma cidade mais justa e sustentável, baseada na igualdade de acesso a direitos e promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumentos de transformação social – com foco nas lutas que perpassam questões de gênero, raça e território. Queremos que todos que circulam nas ruas tenham o direito à vida. Defendemos atenção e benefícios crescentes para os ciclistas e para todos os cidadãos que utilizam alternativas inteligentes de locomoção.

A Eureka Coworking abriga os trabalhos da Ciclocidade e é um dos parceiros institucionais.

Serviço

Evento: abertura da Exposição Buffalo Bicycle
Data: quarta-feira, 4 de maio
Local: Eureka Coworking – Av. Paulista, 2439, 15º andar
Horário: a partir das 18h
Inscrições:  https://bit.ly/lancamento-buffalo-bicycle (evento gratuito)

FONTE: https://economia.ig.com.br/2022-05-02/evento-buffalo-bicycle.html