ESTÚDIO DE ARQUITETURA CRIA BANHEIRO QUE GERA ENERGIA PARA REGIÕES POBRES

Pensando na falta de saneamento básico e nas condições insalubres de vida, a cabine foi criada para gerar energia de forma sustentável para lugares em situação de vulnerabilidade na Índia

A cabine foi criada para levar saneamento básico e energia a regiões pobres (Foto: Spark Architects/ Reprodução)

O estúdio de arquitetura, Spark, desenvolveu um banheiro portátil que converte os dejetos humanos em eletricidade. A ideia surgiu para levar energia para moradores de áreas isoladas e em situações de vulnerabilidade na Índia, os quais sofrem com problemas como a falta de saneamento básico.

A cabine seria impressa em 3D e feita a partir de fibras de bambu e resina de biopolímero, a fim de que seja leve, de fácil transporte e dure 10 anos após a instalção. Sem abrir mão do design, os criadores adaptariam o exterior com vários materiais apropriados ao contexto local e ao meio ambiente da região.

Os arquitetos tiveram a ideia após observarem as áreas pobres sem saneamento, apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto Spark Architects/ Reprodução)

Os arquitetos buscaram inspiração em um cúpula tradicional de biogás para criar a estrutura. Essa cúpula fica sob o solo e utiliza resíduos humanos, animais e vegetais para armazenar gás. Dessa forma, o compartimento produziria um biogás capaz de gerar eletricidade.

Banheiro que produz energia para lugares pobres (Foto: Spark Architects/ Reprodução)

Para a geração de energia, a cabine se alto alimenta com uma turbina que capta energia do vento, painéis solares e uma cúpula geradora de biogás (Foto Spark Architects/ Reprodução)

Apesar de terem sido feitos pensando nas regiões pobres da Índia, os banheiros portáteis poderian ser instalado em qualquer lugar do mundo. Os responsáveis pela criação estão desenvolvendo outros protótipos e soluções viáveis para a universalização da cabine.

Banheiro que produz energia para lugares pobres (Foto: Spark Architects/ Reprodução)

Uma cúpula fica instalada abaixo do nível do solo para armazenar dos resíduos que serão transformados em energia. Além das fezes humanas e animais, outros produtos orgânicos podem ser descartados no local para criar eletricidade (Foto Spark Architects/ Reprodução)

FONTE: CASA E JARDIM