“Estocando vento”: startup cria forma de armazenar energia eólica e solar sem usar baterias químicas

Encontrar formas de utilizar e gerar energias renováveis é um grande desafio para a humanidade. Já temos a solar e eólica, que são capazes de produzir muita energia sem poluir muito o meio ambiente. Hoje uma startup chamada Energy Vault mostrou uma tecnologia capaz de “estocar vento e sol”, ou seja, a energia gerada por eles sem utilizar baterias químicas.

O caso é que as baterias químicas são um grande problema pois elas não duram por tanto tempo e seus resíduos são altamente tóxicos para o meio ambiente. Para substituir as baterias, o mecanismo utiliza tijolos enormes de 35 toneladas. Para construir a primeira estrutura a Energy Vault conseguiu 110 milhões de dólares do Vision Found do Soft Bank.

A primeira estrutura montada tem 122 metros e a Energy Vault quer incluir guindastes de 6 cabeças até 30 metros mais altos, vale lembrar que é apenas uma torre de demonstração.

Para funcionar, a estrutura utiliza a força da gravidade. Um guindaste coloca tijolos enormes um em cima do outro, sendo alimentado pelo excesso de energia produzido de forma eólica ou solar. Quando o guidaste utiliza mais energia do que o produzido, ele realiza o processo inverso recuperando energia ao desempilhar a torre. O conceito é parecido com as hidrelétricas bombeadas, que usam uma colina no lugar de uma torre e água no lugar dos blocos.

Alemanha, Escócia, Marrocos e EUA já estão desenvolvendo sistemas baseados em gravidade de forma semelhante. Falando dos custos: o sistema desenvolvido pela Energy Vault pode funcionar por até 40 anos, a despesa inicial é de 8 a 9 milhões de dólares e para armazenar a energia seriam gastos 5 centavos de dólar por cada kWh sem degradações e quase nenhuma despesa operacional.

A iniciativa é muito interessante já que atualmente temos exemplos de novas formas de geração de energia chegando, como energia antissolar que é capaz de fornecer eletricidade mesmo a noite. Além disso, a energia solar está cada vez mais popular; a JBL, por exemplo, já anunciou fones de ouvido que se recarregam utilizando a luz do sol.

FONTE: TECH TUDO