ESTE EMPRESÁRIO QUER CRIAR A “LAVANDERIA DO FUTURO” COM VENDING MACHINES

Nick Harris é o fundador da VDrop, que oferece preços mais acessíveis e o uso de substâncias menos nocivas à saúde

Nick Harris, fundador da VDrop (Foto: Divulgação)

O mercado de lavanderias não muda há 60 anos. Creio que podemos criar um serviço mais moderno e barato”. É com essa frase que o empreendedor britânico Nick Harris defende a sua criação: a VDrop, uma lavanderia que usa “vending machines“, cobra preços mais camaradas e não usa substâncias nocivas à saúde na lavagem.

Harris já é um empreendedor das lavanderias há algum tempo. Ele é o fundador da VClean Life, uma rede que busca a roupa na casa dos clientes, lava-as a seco e as devolve 24 horas depois.

Segundo afirmações de Harris ao “Daily Mail“, o negócio vai bem, obrigado. “Mas sentia a vontade de fazer algo diferente, bom para a empresa e para os clientes.”

Com isso em mente, ele criou a VDrop. O serviço funciona assim: os interessados em lavar suas roupas com a empresa acessam o site da empresa. Lá, listam os itens que desejam lavar. Ao fazê-lo, o cliente recebe um QR Code em seu celular. O código, por sua vez, é usado para desbloquear qualquer “vending machine” da VDrop.

Clientes usam QR Code para colocar e retirar as roupas da "vending machine" (Foto: Divulgação)

Clientes usam QR Code para colocar e retirar as roupas da “vending machine” (Foto: Divulgação

A empresa, por sua vez, recolhe as roupas e as leva para uma instalação da empresa, onde as peças são lavadas e secadas. Quando o processo termina, as roupas são levadas de volta para a “vending machine”, onde o consumidor pode pegá-las. Tudo isso em menos de 24 horas, promete a VDrop.

A lavagem, ao contrário do que acontece na VClean Life, é feita com água. Segundo Harris, o processo da VDrop é mais sustentável, porque a maioria das empresas que lavam roupa a seco usam tricloroetano, um solvente que pode causar câncer e contaminar o meio ambiente. “As substâncias que usamos são biodegradáveis e não prejudicam nossa saúde e nem a do planeta”, diz Harris. Vale ressaltar, no entanto, que não há informações se sua “lavanderia tradicional”, a VClean, usa o tricloroetano.

Cada peça lavada pela VDrop custa, no máximo, 3 libras (cerca de 15 reais), menos da metade do preço das lavanderias convencionais, segundo o “Daily Mail”.

Atualmente, a VDrop tem três “vending machines” instaladas em Londres.

Nick Harris promete devolver as roupas em até 24 horas (Foto: Divulgação)

Para expandir o negócio, Harris conseguiu um investimento de 2 milhões de libras (cerca de R$ 10 milhões). Ele promete ampliar seu serviço por toda cidade de Londres em breve.

O empreendedor reconhece, no entanto, que talvez precise de mais aportes externos para custear a instalação das “vending machines” – cada uma custa 70 mil libras, ou R$ 350 mil. “Mas estou confiante que terei muito sucesso. As pessoas adoram a ideia e se mostram dispostas a usar o serviço. Estou confiante”, diz.

FONTE: PEGN