ESTA EMPRESA CRIOU UM “GIRASSOL” DE PAINÉIS SOLARES

A Smartflower é capaz de seguir a movimentação do sol para a captação máxima da luz

A Smartflower, máquina capaz de acompanhar a luminosidade solar. (Foto: Divulgação)

Novas formas de gerar e guardar energia têm se tornado uma área de interesse de cada vez mais empreendimentos. As criações variam de academias alimentadas pelo movimentogerado pelos usuários a coworkings movidos por energia solar.

De olho nesse potencial, uma empresa australiana decidiu tornar a captação de luz do sol para a geração energética mais fácil e eficiente.

Smartflower criou painéis solares acoplados a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol para captar o máximo de luz possível. Ela também percebe possíveis situações de risco, como ventanias e chuvas intensas, e recolhe-se automaticamente.

Smartflower (Foto: Divulgação)

A máquina se parece com um girassol de painéis. Pelo amanhecer, ela se abre para começar a captar o máximo possível de luz. Ao longo do dia, ela segue a trajetória do sol e, quando ele se põe, ela se recolhe de forma autônoma. Segundo a empresa, o equipamento torna a captação de energia solar 40% mais eficiente.

O formato tradicional do aparelho consegue gerar energia suficiente para uma casa de quatro pessoas. Também existem mais dois módulos disponíveis: um especial para o carregamento de carros e outros aparelhos móveis e outro que permite o armazenamento de energia extra para quando for necessário.

Smartflower (Foto: Divulgação)
FONTE: PEGN