Energia solar permite que povoado tenha acesso à eletricidade pela 1ª vez

Chegada da energia elétrica está permitindo que moradores de comunidade quilombola tenham melhor qualidade de vida.

comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu, no interior do Estado de Alagoasesperou mais de 100 anos pela chegada da energia elétrica no povoado, que é o último território banhado pelas águas do Rio São Francisco.

Neste segundo semestre, o problema foi enfim resolvido com a instalação de sistemas de energia solar com baterias. Em toda história do município, seus habitantes sempre tiveram no candeeiro e no vale as principais fontes de luz durante à noite.

As ações fazem parte do projeto E+Comunidades Solares, da Equatorial Alagoas. O programa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade com a implementação de sistemas fotovoltaicos.

Além da chegada da iluminação, a concessionária também doou geladeiras novas, que possibilitam que os moradores armazenem alimentos e tomem água gelada, por exemplo. A doação é fruto de uma parceria com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Em 2005, o Pixaim foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente, 43 famílias moram no local. 

Qualidade de vida

Com a chegada da energia elétrica gerada a partir dos sistemas fotovoltaicos, a comunidade ainda está se acostumando com as situações do dia-a-dia, como ter lâmpadas acesas e geladeira em casa.

Um dos beneficiados pelo projeto fotovoltaico é o pescador Edilson dos Santos. Morador da comunidade há 14 anos, ele conta sobre as dificuldades que sempre teve para armazenar os alimentos e da expectativa com a chegada da energia elétrica na comunidade.

“Perdia muito produto pela dificuldade de armazenamento e muitas vezes nem tinha dinheiro para comprar o gelo. Nosso produto acabava perdendo o valor por não ser fresco. Mas, agora com a chegada da energia vai ser diferente, vamos ter mais valor no pescado, que é a nossa fonte de renda”’, disse ele.

Alexandra Sales, é outra moradora que será beneficiada pelo projeto. Ela conta que vivia sem expectativa de ter energia na comunidade e que hobbies, como o de assistir a uma simples televisão, por exemplo, era uma realidade distante para ele e para toda família.

“Meus filhos e netos estão tendo a oportunidade de assistir um desenho pela primeira vez. É algo inexplicável. Vocês não têm noção da felicidade que estamos sentindo agora”, disse ela.

FONTE:

https://canalsolar.com.br/energia-solar-permite-que-povoado-tenha-acesso-a-eletricidade-pela-1a-vez/