maio 21

Empresa usa drones para entregar lasanha e almôndega na Finlândia

A população de Helsinque poderá fazer encomendas diretamente pela tela do celular e receber o pedido pelo ar a partir de junho

A Wing, empresa que pertence à Alphabet, anunciou o plano de fazer entregas de comidas por drones a partir de junho deste ano em Helsinque, na Finlândia.

Uma porção de almôndegas para duas pessoas e pedaços de lasanha estão entre os pratos que poderão ser levados pelo ar até a casa do cliente. A empresa também planeja entregar doces e lanches vendidos em cafeterias locais.

O projeto de entregas por drones estaria de acordo com os planos do governo finlandês de acabar com a circulação de carros até 2025. A população do país deverá ter acesso total ao transporte público.

Primeiro na Austrália

A Wing começou neste ano a fazer entregas de produtos em Camberra, capital da Austrália. Inicialmente, 100 residências foram credenciadas para receber produtos por drones.

Durante 18 meses de voos testes, a empresa levou mais de 3 mil encomendas para as residências no subúrbio da cidade.

Funcionamento

Os clientes precisam apenas de um celular conectado à internet para conseguir solicitar o serviço de entrega por drone. O funcionamento é muito parecido com um aplicativo de transporte compartilhado.

A pessoa faz um pedido, confirma a compra e acompanha o deslocamento pela tela do celular. O drone não precisa nem pousar para completar a entrega. A caixa desce por uma espécie de elevador preso ao equipamento.

Gana, país da África Ocidental, tem o maior serviço de entrega médica feita por drones. O governo do país destinou 12 milhões de dólares, cerca de R$ 49 milhões, para uma empresa dos EUA administrar por 4 anos essas entregas.

FONTE: R7