mar 25

EMPRESA JAPONESA DESENVOLVE DISPOSITIVO QUE PERMITE QUE PAIS AMAMENTEM

O dispositivo foi idealizado como uma forma de aliviar as responsabilidades da mulher, permitindo que os pais também amamentem

O Father’s Nursing Assistant foi projetado para simular o formato dos seios de uma mulher. (Foto: Adriano Lira)

Realizado entre os dias 8 e 16 de março na cidade norte-americana de Austin, o SXSW é o um dos maiores eventos de inovação do mundo. Uma das atrações do festival é o Trade Show, uma feira de startups e produtos disruptivos de todo o mundo.

Um deles é o Father’s Nursing Assistant, um dispositivo que permite que os pais amamentem seus filhos. O intuito do aparelho é fortalecer a parternidade e aliviar as responsabilidades das mulheres, que passam por um severo estresse e exaustão durante o período de amamentação.

Para isso, o dispositivo imita o formato dos seios, possuindo um bico de onde o bebê pode extrair o leite.

Design funcional
Em comunicado, a empresa explicou que o aparelho foi formulado com vista em não causar impactos psicológicos na criança. Uma das maneiras em que isso é desempenhado é em seu design.

Nos estudos que precederam o desenvolvimento do  Father’s Nursing Assistant, pediatras e babás foram consultadas e explicaram que os bebês tendem a tocar os peitos de suas mães com suas mãos enquanto se alimentam. A maciez da pele desempenha um fator importante nesse processo, acalmando as crianças.

Com isso em mente, o produto para reproduz os seios maternos. Como resultado, um pai pode segurar o seu bebê com ambos os braços, criando mais contato físico e passando mais tranquilidade para a criança.

O equipamento também vibra, ajudando a induzir o sono, e contém uma série de sensores que registram o comportamento do bebê. Esses dados podem ser acessados por meio de um aplicativo, ajudando os pais a acompanharem o desenvolvimento da criança.

FONTE: PEGN