set 27

Empresa brasileira transforma resíduos urbanos em energia

Empresa brasileira transforma resíduos urbanos em energia

Já imaginou se os resíduos urbanos pudessem gerar energia elétrica? A solução de inovação sustentável da startup Methanum Engenharia Ambiental promete exatamente isso.

Fundada em Belo Horizonte (MG) em 2009, a startup mineira transforma resíduos orgânicos de lixões e aterros sanitários em uma valiosa fonte de energia renovável. Além disso, este processo diminui o descarte de lixo e a emissão de metano em aterros.

O gás metano, emitido na decomposição de lixo orgânico em aterros sanitários e lixões, tem grande contribuição para o desequilíbrio do efeito estufa, uma vez que ele impacta 20 vezes mais que o dióxido de carbono (CO2).

Mas como isso funciona?

Os resíduos orgânicos urbanos chegam de caminhão, e são levados para câmaras lacradas e livres de oxigênio. Durante um período de duas a três semanas, os resíduos recebem um banho de um líquido repleto de bactérias (processo de decomposição anaeróbica) que aceleram a decomposição da matéria orgânica e produzem um gás.

São dois produtos resultantes deste processo. O primeiro é um composto orgânico rico em carbono e nutrientes que está pronto para ser usado como adubo fertilizante e, devolvido ao solo. O outro é o gás metano (biogás), que, por sua vez, pode ser utilizado como fonte de energia elétrica. O biogás também pode ser um substituto do diesel utilizado pelos caminhões de coleta de lixo urbano. Assim, permite baratear o custo do combustível e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Viu só que sensacional esse processo?

Para saber mais informações, acesse: http://methanum.com/

FONTE: AUTOSSUSTENTAVEL