EDP Renováveis interessada em mega-projeto eólico na Polónia

A PGE recebeu 13 propostas iniciais de parceiros estrangeiros para o desenvolvimento do maior projeto eólico da Polónia no Mar do Báltico. A EDP Renováveis é uma das empresas, de acordo com a Bloomberg.

A PGE, a maior empresa de energia da Polónia, tem um plano para construir um projeto de energia eólica offshore de 2,5 gigawatts até 2030, numa altura em que o país está a apostar nas energias verdes para reduzir a sua dependência do carvão, adianta a Bloomberg.

 E já recebeu 13 propostas iniciais para este projeto, entre as quais consta a EDP Renováveis, adianta a mesma agência.

EDP Renováveis, Eneco, EON, Orsted e a Scottish Power da Iberdrola estão entre as empresas que já demonstraram estar interessadas no projeto, segundo uma fonte próxima do assunto.

O Negócios já tentou confirmar a informação junto da EDP Renováveis, liderada por João Manso Neto (na foto) mas ainda não foi possível. Caso ganhe este projeto, a EDPR reforçará de forma acentuada num mercado onde já está presente.

A empresa de energias renováveis da EDP garantiu em novembro de 2018 um “contrato de longo prazo de 15 anos no leilão polaco de energia eólica onshore”. Este projeto, localizado no nordeste da Polónia, aumenta a capacidade da instalada da EDPR na Polónia face aos actuais 418 MW.

A atividade na Polónia está integrada na unidade resto da Europa. De acordo com os dados avançados na terça-feira pela EDPR, nesta geografia a empresa tinha uma capacidade instalada de 1.652 MW.

FONTE: JORNAL DE NEGÓCIOS