jun 29

Drone se torna importante ferramenta para a mineração

Os veículos aéreos não tripulados, mais conhecidos como drones, possuem um leque de utilização profissional bastante amplo. Seja para fazer monitoramento em áreas de proteção ambiental ou agricultáveis, seja auxiliando em trabalhos de construção civil, infraestrutura, defesa e segurança, ou até mesmo para uso de lazer e entretenimento, as pequenas aeronaves estão se tornando uma ferramenta indispensável que facilita ações que antes eram inviáveis por conta dos altos custos de se conseguir – por exemplo – imagens aéreas.

As empresas mineradoras, por exemplo, estão lançando mão dos drones de maneira cada vez mais corriqueira e para as mais variadas funções, incluindo mapeamento de terreno, levantamento de dados geológicos, geração de imagens de minas em locais de difícil acesso, entre outros.

Especialista em gestão de Tecnologia da Informação e sócio-proprietário da empresa mineira Terra Jump Drones, Anísio Júnior é um expert no assunto. Para a área de mineração, ele já prestou serviço de escaneamento de grandes máquinas (empilhadeiras, viradoras de vagões e transportadoras, por exemplo), gerando modelos tridimensionais de precisão para execução de Engenharia Reversa (“As Built”) dessas estruturas. “Além disso, estamos desenvolvendo uma plataforma (software) de automação, processamento e geração de modelos volumétricos para áreas de estocagem de minério, o que deve agilizar e diminuir custos do processo de levantamento volumétrico pelas mineradoras”, detalha.

De acordo com Anísio Júnior, o drone representa, para a mineração, um grande diferencial devido à mobilidade. “Utilizamos toda a tecnologia de processamento disponível no mercado, na geração de modelos 3D georreferenciados e imagem em alta resolução, podendo atingir áreas de difícil acesso, fornecendo informações de baixo custo e alta precisão.”

FONTE: https://www.odebate.com.br/tecnologia-maxima/drone-se-torna-importante-ferramenta-para-a-mineracao.html