mar 05

Drakkar abre, pela primeira vez, seu big data

Durante a 21ª Expodireto Cotrijal, está sendo distribuída, em primeira mão, a edição nº 12 do Jornal Agricultura de Precisão em Foco, uma produção da Drakkar Agricultura de Precisão com o apoio da Fatec Shunji Nishimura e da Agrocat. O tema central desta edição é Inteligência Artificial: uma nova fronteira para a Agronomia. Pensando na tecnologia como aliada do produtor e dos profissionais do segmento, a Drakkar resolveu abrir, pela primeira vez, o seu big data. Esse conteúdo faz um tour por um banco de dados de mais de 14 anos, quase 2 milhões de hectares mapeados, mais de 500 mil amostras de solo, espalhadas em 7 estados do Brasil. “O conteúdo desta edição se caracteriza principalmente pela abordagem às novas tecnologias que estão aparecendo para contribuir com o mundo do agronegócio e não podíamos deixar de trazer dados do nosso big data. Até a nossa equipe ficou impressionada com a riqueza de informações geradas e quisemos compartilhar algumas com nossos leitores”, enfatiza o presidente da Drakkar e editor do jornal Dr. Alan Acosta.

O jornal foca no uso do big data e do data driven como ferramentas essenciais para rápidas tomadas de decisões nos negócios agrícolas. “Esta edição explica em detalhes essa nova onda tecnológica que se inicia no agronegócio. Para isso, fomos buscar ajuda em um dos principais centros de estudos práticos sobre o Big Data: a FATEC Shunji Nishimura de Pompéia, no interior paulista. Instituição que em 2016 idealizou e criou o primeiro curso do Brasil em Big Data no Agronegócio. O Prof. Dr. Tsen Chung Kang, um dos idealizadores do projeto, contou-nos como surgiu a demanda de mercado, o que é o Big Data, como irá impactar o agronegócio, o que já se sabe da aplicabilidade e para onde esse conjunto de tecnologias caminha. Para completar, solicitamos ao coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Hilário Tobler Garcia, para escrever a Palavra do Especialista com o seguinte desafio: Big Data no Agronegócio: Sonho ou Realidade, conta Acosta.

A história da AgroCat, revenda do Noroeste do Mato Grosso e Rondônia, parceira da Drakkar, que está incentivando os produtores da região a ingressar com Agricultura de Precisão (AP) e novas tecnologias também é contada no jornal.

Já o encarte central ficou por conta da trajetória de sucesso do Projeto Aquarius que comemora 20 anos de Pesquisa, Ensino e Inovação. A Drakkar tem muito orgulho de ter tido seus fundamentos de AP neste projeto e hoje, após 20 anos, comemora o convite para ser um parceiro institucional. “Os caminhos do projeto e de nossa empresa sempre se entrelaçaram na história”, ressalta o editor. No encarte , é possível conhecer a timeline do projeto e suas principais conquistas e personalidades que em muito contribuíram para que o projeto ganhasse a relevância que tem hoje. Ao final, são apresentadas 10 tecnologias que irão bombar na Agricultura nos próximos 20 anos.

Visitantes poderão retirar um exemplar do jornal no estande da Drakkar, no Pavilhão 1, ou no do Projeto Aquarius, ao lado da Embrapa. A distribuição é gratuita. O acesso ao conteúdo também está disponível no site da empresa por meio do link https://www.drakkar.com.br/issuu/index/122#issu.

FONTE: NOTICIAS AGRICOLAS