Cross border: conheça a tendência de pagamento que está fazendo sucesso no e-commerce

O termo “cross-border” significa “comércio transfronteiriço” em português. É basicamente a venda de produtos de um país para outro.

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado digitalmente, os pagamentos cross border, também conhecidos como pagamentos internacionais, assumem um papel fundamental nas transações financeiras entre países.

Seja para compras online, remessas de dinheiro para familiares no exterior ou pagamentos a fornecedores internacionais, mas é no e-commerce que essa modalidade de transferência tem crescido.

  • No Brasil, a tendência do cross border, isto é, pedidos feitos fora do país, é de 83% das vendas vindas dessas localidades, segundo pesquisa realizada pelo IPC (International Post Corporation).

O QUE É CROSS-BORDER?

O termo “cross-border” significa “comércio transfronteiriço” em português. É basicamente a venda de produtos de um país para outro.

Em outras palavras, “os pagamentos cross border são uma modalidade de transações financeiras entre bancos, instituições, empresas ou indivíduos realizadas em diferentes países”, explica a fintech Iugu.

  • Para você ter uma ideia, mercado cross border deve movimentar cerca de US 250 trilhões até 2027, segundo levantamento do Bank of England.

COMO FUNCIONAM OS PAGAMENTOS CROSS-BORDER?

“De forma resumida, um site é configurado como uma página de checkout, com diversas opções de meios de pagamento para o consumidor escolher”, explica a companhia.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PAGAMENTOS CROSS-BORDER?

Entre os principais benefícios, podemos destacar: ampliação de mercado, redução de custos, maior agilidade nas transações, entre outros.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DOS PAGAMENTOS CROSS-BORDER?

Entre os principais desafios, podemos destacar: taxas de câmbio flutuantes, custos e tarifas, regulamentações financeiras complexas, riscos de fraude, entre outros.

FONTE: https://www.startse.com/artigos/cross-border-ecommerce-pagamento/