Coworking ou escritório próprio: quem vence essa disputa?

Estamos passando por um período transformador no mercado de trabalho. Muitos profissionais estão trocando a estabilidade de um emprego fixo pela flexibilidade do trabalho autônomo, freelancer ou até mesmo apostando as fichas em startups e pequenas empresas. E, ao colocar isso em prática, surge a dúvida sobre onde é melhor trabalhar: coworking ou escritório próprio?

Um escritório próprio significa um local que somente você (ou a sua equipe) utilizará, sendo a única opção até alguns anos atrás. Porém, os espaços de coworking estão cada vez mais populares por conta dos benefíciosque podem oferecer aos seus clientes.

É justamente sobre essa questão que falaremos neste artigo: por que o espaço de coworking está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente aqui em Recife?

COWORKING OU ESCRITÓRIO PRÓPRIO: 7 VANTAGENS REAIS DE UM ESPAÇO DE COWORKING

De acordo com o Censo Coworking 2017 o número de espaços de coworking conhecidos no Brasil até março deste ano já superava o ano anterior em 114%. Em 2016 o crescimento foi de 52% em relação a 2015. E a tendência é que os escritórios compartilhados só venham a crescer. Afinal, representam uma série de vantagens em relação aos escritórios próprios. Entenda a seguir quais são elas!

1. UM COWORKING OFERECE O MENOR IMPACTO PARA O SEU BOLSO

Independentemente da atividade realizada por um profissional, reduzir ao máximo os custos ajuda na obtenção de bons resultados financeiros, certo? Quanto menos despesas você tiver que pagar ao longo do mês, mais dinheiro sobrará em caixa.

Nesse ponto, ao se perguntar se é mais vantajoso financeiramente ficar em um coworking ou escritório próprio é inegável que o primeiro apresenta custos muito menores. IPTU, móveis, equipamentos, energia elétrica, internet, taxa de condomínio, limpeza. Todos esses são exemplos de custos que você pode evitar ao optar pelo uso de escritórios compartilhados.

É claro que você não poderá utilizar o espaço de um coworking para trabalhar de graça, mas a taxa que será cobrada representa um melhor custo benefício quando comparada aos custos de um escritório próprio. Um espaço de coworking representa também uma maior flexibilidade, já que é possível contratar planos diários, semanais ou mensais que se adéquam às suas necessidades.

Conheça os planos do Impact Hub e traga a sua empresa para um Coworking.

2. UMA OPÇÃO PARA FUGIR DO ALTO ALUGUEL DAS SALAS COMERCIAIS

Para você ter uma ideia, só no Recife, o valor do aluguel de imóveis sofreu alta de 4,98% em 2017. O dado é do Índice FipeZap e também reflete no preço dos aluguéis de salas comerciais.

E o dinheiro que seria investido na aquisição ou no aluguel de um imóvel para fins comerciais pode ser usado para outro fim. Um exemplo seria aplicar esse recurso em capital de giro ou em outro investimento para a formação de um fundo de reserva de contingência.

Para reduzir ainda mais os custos envolvidos, dá para contratar um atendimento telefônico personalizado com o nome da sua empresa, gerenciar correspondências e usar o endereço comercial do próprio coworking.

FONTE: IMPACT RECIFE