Conheça a startup que quer ser o “Booking.com das viagens espaciais”

A Precious Payload, fundada por Andrey Maksimov, possui uma plataforma que permite que empresas planejem e gerenciem lançamentos de foguetes em uma única interface.

As missões espaciais de transporte de carga são demoradas e caras, chegando a custar milhões de dólares. Mas a startup Precious Payload, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quer mudar esse cenário e, segundo seu CEO e fundador, Andrey Maksimov, se tornar o “Booking.com para lançamentos de foguetes”.

A startup lançou uma plataforma em 2021 que permite que as empresas planejem e gerenciem missões espaciais em uma única interface. “[É] semelhante a olhar para os resultados de pesquisa de um serviço de reservas. Você pode ver todos os lançamentos de foguetes disponíveis comercialmente em todo o planeta”, disse o executivo à CNN americana. Ele espera que o serviço possa ajudar empreendedores e pesquisadores a planejar seus lançamentos de carga útil com facilidade, contribuindo para “a expansão da presença da humanidade no espaço”.

Um ponto que Maksimov destaca é que o seu serviço deve simplificar e agilizar o processo de remessas espaciais. De acordo com ele, sua equipe analisou os padrões de engenharia e os protocolos regulatórios de agências espaciais internacionais, como NASA e Agência Espacial Europeia, e criou sua própria lista de especificações que garantem que os lançamentos cumpram os regulamentos de onde quer que decolem.

Com essa abordagem, a empresa conseguiu reduzir de seis a 10 meses o tempo médio de lançamento da missão. Sua meta, agora, é realizar lançamentos em “um ano e US$ 1 milhão (R$ 5 milhões)”.

O CEO da Precious Payload revelou que já recebeu reservas de 30 clientes em 12 países. Dentre as cargas para serem enviadas, estão satélites, equipamentos de fabricação, materiais biológicos e até mesmo itens de arte e marketing, como um bastão de selfie espacial da alemã DCubeD.

Para Wendy Whitman Cobb, especialista em política espacial e professora de Estratégia e Estudos de Segurança na Escola de Estudos Aéreos e Espaciais Avançados da Força Aérea dos Estados Unidos, há uma lacuna no mercado para esse serviço de “intermediário”.

Ele, que como observa a reportagem não conhece a Precious Payload, pontuou que vê “um lugar para o serviço que ela está oferecendo”, por poder ajudar pequenas empresas e pesquisadores que não estão familiarizados com a logística espacial. “Vamos ver mais necessidade disso nos próximos anos, à medida que essa tecnologia se torna mais acessível para pessoas que nunca poderiam pagar por isso anteriormente”.

Balcão único

Maksimov fundou a startup nos Estados Unidos em 2017, levantando fundos de investidores do Vale do Silício. Em 2020, ele decidiu instalar a sua sede em Abu Dhabi. E a plataforma de reservas é apenas o primeiro passo. O executivo planeja tornar o negócio um “balcão único” para missões espaciais, expandindo-o para incluir serviços terrestres e até mesmo o desenvolvimento de satélites.

“Há um futuro inevitável em que milhões de pessoas trabalharão e viverão no espaço”, afirmou ele. “Quero construir o conjunto de ferramentas que permitirá aos futuros empreendedores estimar o que será necessário para lançar (sua carga útil) e resolver seu problema na sala do conselho.”

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2023/05/conheca-a-startup-que-quer-ser-o-bookingcom-das-viagens-espaciais.ghtml