Conheça os novos filtros de realidade aumentada do Instagram

George Kedenburg, designer de produtos no Instagram, e influenciadores criam novos filtros de realidade aumentada para a rede sociais

Criado pelo designer de produto da rede social George Kedenburg III, o Instagram Stories tem um novo filtro chamado Desktop96 que simula janelas das edições mais antigas do Windows e traz elementos nostálgicos das versões anteriores do sistema da Microsoft e alguns aplicativos clássicos, como o Winamp e o Paintbrush. A intenção do designer foi criar um efeito para os Stories que nos faz voltar ao comecinho dos anos 90 e início dos anos 2000.

Tema do Windows está disponível no Instagram
Instagram cria efeito no Stories com tema do Windows

O novo filtro usa a realidade aumentada para colocar seu rosto ou o que você está gravando dentro de janelas de vários aplicativos bem antigos do Windows, como o Paintbrush em sua versão inicial. Para utilizar o filtro, caso não encontre nenhuma história com a nova funcionalidade, que está em fase de testes, basta seguir o perfil @gk3 para desbloquear a novidade. Após fazer isso, basta abrir a câmera do Instagram Stories e acessar as lentes. O filtro de janelas aparecerá no fim da lista.

Filtro nível de bateria

George também criou outro filtro, diferente dos nostálgicos programas do Windows, mas também muito divertido. Além do mais, quanto mais filtros para nos divertirmos melhor, certo? Neste, você pode colocar o ícone da bateria que vai se esgotando ou carregando, como vemos em celulares e câmeras digitais.

Filtro de bateria mostra o sujeito da imagem carregando ou descarregando a bateria
Filtro de bateria mostra o sujeito da imagem carregando ou descarregando a bateria

Como eu começo a usar?

Por enquanto eles estão sendo testados por alguns influenciadores da plataforma, ou seja, as pessoas que tem muitos seguidores. Para conseguir usar, basta encontrar um story de uma dessas pessoas usando o filtro e tocar no nome dele. Caso você não siga nenhum desses influenciadores, não há problema, basta acessar o Instagram do próprio
George Kedenburg III e utilizar os filtros.

Empresas poderão criar filtros AR personalizados 

O termo “realidade aumentada” pode soar muito futurista, mas você sabia que já está interagindo com essa tecnologia todos os dias através do Stories? Os filtros faciais fofos, como as orelhas de cachorrinho, são na verdade filtros AR.

Instagram vem utilizando realidade aumentada nos stories com os filtros faciais
Rede Social vem utilizando realidade aumentada nos stories com os filtros faciais

Uma das maiores revelações da rede social na conferência F8, no final de 2018, foi o anúncio de que os criadores, influenciadores e empresas em breve poderão criar seus próprios filtros AR personalizados para a rede social Stories usando o Spark AR Studio do Facebook. Apesar do nome futurístico, AR é bem simples. É uma tecnologia que, essencialmente, sobrepõe efeitos virtuais (também conhecidos como imagens e vídeos gerados por computador) ao mundo real através de uma câmera.

Você provavelmente os conhece como os divertidos filtros de rosto, que você pode adicionar às suas fotos e vídeos via Stories. Antes do anúncio, os filtros AR foram criados e controlados pela rede social. Agora, com o programa beta fechado, marcas selecionadas podem criar seus próprios filtros AR personalizados para o Stories.

Como utilizar os novos filtros institucionais no Instagram?

filtro AR personalizado para o Stories tem grande chance de se tornar uma ferramenta de crescimento para empresas e influenciadores, pois  é necessário seguir a marca na rede social ou visitar seu perfil para testá-lo.

Você também pode experimentar os filtros ao ver um de seus amigos aplicando no Stories, o que significa que os filtros AR são basicamente projetados para se tornarem virais.

FONTE: SHOWMETECH