Conheça o homem com quatro braços — e dois deles não controlados por ele

A ideia é permitir que duas pessoas trabalhem
juntas, ainda que estejam em locais diferentes

BRAÇOS ROBÓTICOS DA FUSION (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Pesquisadores em Tóquio estão trabalhando em um conjunto de braços robóticos. Diferente de outros projetos similares, este não foi criado para substituir membros perdidos, mas para aumentar as capacidades do ser humano. Apesar de ser apenas um protótipo, seus inventores defendem que há inúmeras aplicações para o conjunto e dizem esperar um uso comercial para a tecnologia.

A ideia por trás do Fusion, projeto liderado por Yamen Saraiji, da Keio University Graduate School of Media Design, é que duas pessoas podem compartilhar o mesmo corpo. Uma pessoa usa um aparelho de realidade virtual para controlar os braços robóticos, enquanto a outra usa uma “mochila” que contém os dois braços robóticos, uma câmera e uma bateria com duração de aproximadamente 1h30.

O controlador pode movimentar os braços para ajudar a pessoa que está com o aparelho a completar tarefas, como montar um circuito eletrônico. Os braços robóticos também podem ser amarrados ao braço da pessoa, para ajudá-la a movimentá-lo de determinada forma, o que pode ser útil para ensinar algo, como tocar xilofone.

Os pesquisadores estão tentando aumentar as possibilidades de ensino de habilidades com o dispositivo. A ideia é permitir que duas pessoas trabalhem juntas, ainda que estejam em locais diferentes.

FONTE: ÉPOCA