Conheça a Data H, startup de inteligência artificial e big data

A Data H é uma startup criada em março de 2016 devido a uma necessidade do CEO: um software para realizar um cruzamento de dados eficaz. Hoje, mais de dois anos depois, a startup possui três produtos que unem big data e inteligência artificial, com foco em machine learning. “No mercado brasileiro, não havia muitos profissionais que lidassem com inteligência artificial e cruzamento de dados. Então criamos a Data H, para produtos inteligentes”, diz Evandro Barros, fundador e CEO da startup. A Data H foi investida pelos sócios e investidores-anjo e tem o apoio da IBM.

O primeiro produto é o Mentor +, um software de gestão financeira que utiliza inteligência artificial. O Mentor + aprende o comportamento financeiro da empresa através do uso de dados, ajuda o gestor da empresa a tomar decisões inteligentes,  alerta sobre os riscos e fornece gráficos e análises. “Percebemos que não adianta apenas reunir os dados, mas devemos analisá-los para ter insights e fazer projeções – e é o que o Mentor + faz”, afirma Barros.

A inteligência artificial também é utilizada para o ensino. O Mr. Turing é um robô que, por meio de conversas no Messenger, ensina inglês de acordo com a necessidade do aluno. Através dessas conversas, ele detecta o nível de inglês e adapta o conteúdo. Em breve, além das conversas, haverão aulas utilizando realidade virtual que simulam uma entrevista na imigração dos Estados Unidos. A ferramenta é gratuita.

Por último, há o Predict, um software que, a partir de uma conexão Wi-Fi, lê as preferências de um cliente em suas redes sociais e oferece o produto que melhor se adequa ao seu perfil. Quando um cliente se conecta a rede de uma loja, o Predict analisa seu gosto musical e coloca uma música do seu estilo preferido para tornar a experiência ainda melhor, por exemplo.

Para o futuro, a Data H está focada na internacionalização do Mr. Turing – buscando oferecer o produto principalmente na Ásia e Índia, para o aprendizado de inglês. Mas também há planos de desenvolvimento de um veículo autônomo brasileiro, contribuindo com o desenvolvimento de software do veículo.

FONTE: StartSe