Comida ruim nunca mais? Inteligência artificial aprende a cozinhar o que você gosta

Máquinas são capazes de produzir receitas exclusivas a partir de dados coletados na internet e de informações pessoais.

Pesquisar ou publicar receitas na internet é um hábito muito comum hoje em dia, porém as coisas estão começando a mudar. A inteligência artificial está criando suas próprias combinações de alimentos, e estas máquinas – que são capazes de compor até obras de arte – estão chegando ao mundo da culinária.

A vantagem de ter uma comida orientada por inteligência artificial é que eles possuem um vasto conhecimento em banco de dados, de diversas outras fórmulas, criando a forma perfeita para você preparar desde uma coisa simples até um prato especial.

O projeto foi desenvolvido pelo GPT-3, uma inteligência artificial capaz de analisar textos, livros, bate-papos, programas de computadores e, neste caso, receitas. Após identificar bilhões de padrões e combinações, ela utiliza de seus próprios conhecimentos para gerar o conteúdo.

Porém, apesar da inteligência artificial estar muito avançada, ainda não chegamos na perfeição. Janelle Shane, uma cientista de pesquisa que tem um blog de humor sobre aprendizado de máquina chamado  AI Weirdness, usou o sistema do GPT-3 para criar algumas receitas. Segundo ela, as primeiras tentativas foram repletas de coisas estranhas, como: arroz descascado e farinha picada.

Em uma matéria do The New York Times,  a jornalista Priya Krishna arriscou preparar seu jantar de ação de graças seguindo apenas receitas fornecidas pela inteligência artificial. Mark Chen, um cientista pesquisador da OpenAI a aconselhou durante o processo. Ele disse que devemos contar para a máquina desde de suas histórias familiares até seus sabores favoritos, “quanto mais detalhes você fornecer no prompt, geralmente, melhor será o desempenho do modelo”, disse.

Priya colocou sua história e seus gostos na máquina, obtendo o seguinte resultado de um jantar perfeito de ação de graças: Abóbora com especiarias, feijão verde com missô e sementes de gergelim, recheio de naan, peru assado com cobertura de soja e gengibre, molho de cranberry não muito doce e um pouco apimentado (sim, esse é o nome completo da receita) e bolo de abóbora com cobertura de cream cheese de laranja.

E aí, o que achou das combinações?

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/12/02/pro/inteligencia-artificial-aprende-a-cozinhar-o-que-voce-gosta/