Cientistas criam válvula cardíaca sintética que pode ser impressa em 3D em menos de 10 minutos

Atualmente, a produção do material pode levar meses, o que torna as cirurgias do tipo mais caras e demoradas; para os pesquisadores, a tecnologia poderá revolucionar o procedimento.

Pesquisadores desenvolvem válvula cardíaca em impressora 3D — Foto: Sarah Motta, Michael Peters e Christophe Chantre/Universidade de Harvard

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uma válvula cardíaca sintética que pode ser desenvolvida por uma impressora 3D em menos de 10 minutos, oferecendo uma solução mais rápida e eficiente em comparação com as técnicas atuais.

Atualmente, a produção do material pode levar meses, o que torna as cirurgias de substituição de válvula cardíaca caras e demoradas. O procedimento é necessário quando as válvulas originais não funcionam corretamente, o que gerar consequências como a interrupção do fluxo de sangue.

O portal Interesting Engineering conta que os pesquisadores testaram a invenção em ovelhas, que demonstrou capacidade de regular o fluxo sanguíneo por até uma hora.

O equipamento é composto por pequenas partículas de fibras que simulam a forma original. A impressão ocorre graças a uma técnica de impressoras 3D chamada ‘fiação rotativa a jato focada’ (FRJS).

O estudo, publicado na revista científica Matter, mostra que a válvula sintética é resistente a bilhões de ciclos de batimentos cardíacos, mantendo sua forma e funcionalidade. A válvula também pode se remodelar, função benéfica para crianças que sofrem com válvulas danificadas e precisam se submeter a várias cirurgias durante a fase de crescimento, devido às mudanças no tamanho do coração.

Embora mais testes sejam necessários para avaliar o desempenho das válvulas a longo prazo, os pesquisadores acreditam que, no futuro, essa tecnologia poderá revolucionar a substituição de válvulas cardíacas.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/06/cientistas-lancam-valvula-cardiaca-sintetica-pode-ser-impressa-em-3d-em-menos-de-10-minutos.ghtml