Cientistas criam “fruto do mar” vegano com impressora 3D; veja qual

Um estudo da Universidade de Singapura usa proteínas de microalgas e de feijão moyashi para fazer uma versão alternativa da iguaria.

Até quando vai durar o “estoque” de certos frutos do mar nos oceanos? A pesca predatória vem dizimando a vida marinha a passos largos e essa é uma questão que deveria estar sendo mais debatida – não apenas do ponto de vista alimentar, obviamente.

Na Universidade de Singapura, um grupo de pesquisadores têm se debruçado sobre o problema e resolveu criar “anéis de lula” veganos feitos a partir de uma impressora 3D. “Creio que é iminente que o suprimento de frutos do mar pode se tornar bem limitado no futuro”, aponta Poornima Vijayan, cientista que participa do estudo, em um comunicado da American Chemical Society.

"Anel de lula" vegano feito com impressora 3D — Foto: Poornima Vijayan

“Anel de lula” vegano feito com impressora 3D — Foto: Poornima Vijayan

Segundo ela, 90% dos frutos do mar consumidos em Singapura são importados, o que torna produtos alternativos ainda mais atraentes para o mercado. Os “anéis de lula” desse experimento são feitos a partir das proteínas de microalgas e de feijão moyashi.

Inclusive, uma das principais preocupações do projeto é o valor proteico desse alimento feito em laboratório. “Imitações veganas de frutos do mar já existem, mas seus ingredientes geralmente não incluem proteínas. Nós queremos fazer produtos à base de proteína que sejam nutricionalmente equivalentes ou melhores que os frutos do mar de verdade e que sejam voltados à sustentabilidade alimentar”, diz Dejian Huang, professor que lidera o estudo.

FONTE: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2023/08/cientistas-criam-fruto-do-mar-vegano-com-impressora-3d-veja-qual.ghtml