Chave Móvel Digital: Uma “chave” no smartphone dá-lhe acesso aos serviços online. Veja como funciona

Pedir uma certidão, marcar uma consulta, aceder ao site das Finanças ou à Segurança Social, pode ser mais fácil com a Chave Móvel Digital. Saiba como pode usar este sistema de identificação e as funcionalidades adicionais.

Ligado ao Cartão de Cidadão, a Chave Móvel Digital permite identificar o utilizador perante os serviços online da Administração Pública, dispensando a leitura do chip do cartão. O sistema combina um PIN e a identificação do utilizador através do número de telemóvel, e reforça a segurança enviando um código temporário por SMS. Mas para muitos portugueses é ainda um método desconhecido.

Verifique abaixo as principais questões e a forma de usar a Chave Móvel Digital

Como posso pedir a Chave Móvel Digital?

Para ter a Chave Móvel Digital precisa de ter um Cartão de Cidadão com a Assinatura Digital Ativa. Pode fazer o pedido online, usando o Cartão de Cidadão e o leitor, e o PIN, ou presencialmente numa Loja do Cidadão ou Espaço Cidadão, necessitando também do Cartão de Cidadão.

É também possível fazer o pedido do Portal das Finanças. Neste caso recebe o código por correio, na morada fiscal que está registada.

E como é que se usa a autenticação online?

Nos portais onde existem serviços online que têm de garantir a identidade do cidadão vai encontrar um ícone para usar o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital. Em vez de usar um leitor de smartcards com o Cartão de Cidadão e o PIN, só tem de introduzir o número de telemóvel e ou email e o código de segurança (PIN) que escolheu na altura do registo. A seguir o serviço envia por SMS ou email um código de segurança de seis dígitos que tem de colocar no site para garantir uma autenticação segura.

FONTE:  SAPO TEK