out 16

Carro movido a energia solar já é realidade

Antigamente a ideia de existir um carro movido à energia solar parecia uma realidade distante e bastante futurista. Já era muito difícil imaginar um veículo funcionando apenas com a energia elétrica, quem dirá com energia proveniente do sol. Pois bem, o tempo passou e alguns estudos foram aperfeiçoando a teoria que hoje vemos funcionar perfeitamente – o carro movido à energia solar veio à existência bem antes do “futuro” que as pessoas projetavam em suas mentes.

Desde 1992 alguns protótipos de carros movidos à energia solar já eram desenvolvidos por engenheiros brasileiros, os protótipos eram o começo do que mais tarde seria usado para participar do famoso Desafio Solar Mundial (World Solar Challage) realizado de dois em dois anos na Austrália. No Desafio Solar Mundial, os carros movidos à energia solar precisam percorrer 3000 km através do deserto australiano, de Darwin a Adelaide, desafiando os limites da tecnologia limpa. Nessa competição cada participante não deve utilizar mais do que seis metros quadrados de painéis solares, um desafio e tanto para os engenheiros, que devem desenvolver veículos o mais eficientes possível.
Os carros movidos à energia solar dessa competição não costumam ter o design muito atrativo, na verdade eles parecem grandes engenhocas saídas diretamente de filmes e desenhos animados. Estética definitivamente não é o que importa para o engenheiro que projeta um carro para esse desafio anual. Veja abaixo o Nuna 8, provavelmente o veículo movido a energia solar mais bem-sucedido dos últimos tempos.

O Nuna 8 foi desenvolvido pela equipe vencedora dos cinco últimos torneios do Desafio Solar Mundial, trata-se de um carro movido à energia solar que possui um design bastante curioso, composto de um gigante painel solar que é posicionado de maneira curvada e uma cabine pequena em um dos lados. É um carro campeão, portanto, não se iluda com a aparência e nem subestime o visual desse carro incrível.

Desafios e competições a parte, o carro movido à energia solar também é uma realidade de mercado. A gigante automotiva Ford, desenvolveu um conceito hibrido batizado como C-Max Energi Solar. Esse veículo é alimentado por uma lente especial chamada de Fresnel, ela envia a luz solar para as células solares do veículo, que ao mesmo tempo aumenta em oito vezes o seu impacto.

A lente Fresnel funciona como uma lupa, o sistema segue o sol que se move de leste a oeste, acumulando energia solar suficiente através de um concentrador que alimenta a bateria do carro. Em dias onde houver pouca incidência de raios solares, o proprietário de um carro movido à energia solar poderá fazer uso da recarga plug-in.

Sim, os carros movidos à energia solar já são uma realidade! E não para por aqui, a tendência é que a cada ano que passe as tecnologias usadas na produção desses veículos híbridos evoluam e sejam aperfeiçoadas, e claro, sem contar as novas tecnologias que também serão agregadas aos novos projetos e os novos recursos que ainda serão implementados nesses “carros do futuro” que já fazem parte do presente.

Quer saber mais sobre energia solar e painéis solares? Acesse o site Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre esse tipo de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para o seu imóvel fazendo uma cotação agora mesmo!

FONTE: PORTAL ENERGIA