jul 16

Cápsula inteligente com sensor avisa se paciente tomou remédios

Pílula vem equipada com um sensor que envia informações para um software, alertando os médicos se remédios foram ingeridos

Você precisa ou já precisou tomar uma medicação em determinados horários, mas acabou se esquecendo de ingerir o remédio? Pois uma nova pílula inteligente promete acabar com esse problema. Desenvolvida pela startup médica EtectRX, a chamada ID-Cap é uma cápsula equipada com um sensor que pode indicar se um paciente ingeriu ou não remédios usados durante um tratamento.

O sistema é composto por três bases principais: o ID-Capsule, ID-Tag e ID-Cap Reader, que funcionam juntos a partir de um software que exibe informações tanto para o usuário quanto para o médico responsável. A ID-Capsule é uma pílula farmacêutica padrão que contém o sensor ingerível ID-Tag, que por sua vez emite uma mensagem de radiofrequência em baixa potência de dentro do organismo do paciente. A mensagem, então, é mandada ao ID-Cap Reader, que por fim transmite as informações via Bluetooth para um prontuário digital.

“Acreditamos que nossa tecnologia, de alguma maneira, ajudará os médicos a lembrar seus pacientes a tomar seus remédios”, disse Harry Travis, presidente e CEO da EtectRx. Atualmente, a cápsula inteligente aguarda liberação do órgão regulador FDA, nos Estados Unidos, para ser usada nas massas, algo que deve acontecer ainda neste ano.

FONTE: PC