Cão-robô quebra recorde na corrida robótica de 100 metros

Após correr 100 metros em 18,87 segundos, Hound, o robô sul-coreano de quatro patas, acaba de garantir o seu lugar na história, segundo o Guinness World Records.

Nesta semana, o cão-robô Hound, desenvolvido por engenheiros sul-coreanos, entrou para o Guinness World Records. A potente máquina quadrúpede correu 100 metros em menos de 20 segundos, garantindo temporariamente o seu lugar no pódio mundial.

O robô de quatro “patas” percorreu os 100 metros da prova em 19,87 segundos, o que equivale a uma velocidade média de 5 metros por segundo. Até o momento, a equipe do Guinness não divulgou qual foi o recorde anterior entre os quadrúpedes. Por exemplo, um bípede já fez esta prova em 25 segundos.

Vale lembrar que, por enquanto, as máquinas ainda estão mais lentas que os humanos. Detentor do recorde atual desde 2009, o corredor jamaicano Usain Bolt percorreu a prova de 100 metros rasos em impressionantes 9,58 segundos. Na prova de 200 metros, o seu recorde é de 19,19 segundos.

O cão-robô Hound
Hound, o cachorro-robô recordista, foi desenvolvido pelos engenheiros e designers do Laboratório Dinâmico de Controle e Design de Robôs, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), localizado na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul.

Para comparar a máquina de 45 kg com algo mais próximo e corriqueiro, é possível dizer que o cão-robô pesa o mesmo que um bulldog americano adulto. É literalmente um cachorro pesado. Por outro lado, foi projetado para ser muito mais rápido que seu companheiro canino.

Apesar do recorde na prova dos 100 metros, os desenvolvedores afirmam que o Hound pode ser muito mais veloz. “Na simulação, ele pode acelerar até velocidades ainda mais altas, mas ainda não o testamos no mundo real”, explica Young-Ha Shin, designer do robô, em comunicado. Desse jeito, é possível que, um dia, quebre o recorde de Usain Bolt.

Além de correr, o robô sul-coreano já foi testado em algumas situações adversas, como ao subir uma encosta bastante íngreme, caminhar por mais três quilômetros consecutivos e passar por cima de um obstáculo com 35 centímetros de altura.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/cao-robo-quebra-recorde-na-corrida-robotica-de-100-metros,06ae5fd1eca00b8916bafdb727dfa0c3p38tan5k.html?utm_source=clipboard