jan 14

Caixa de areia inteligente da LuluPet rastreia a saúde do seu gato através das fezes

AI Smart Cat Litter Box usa inteligência artificial para reconhecer padrões de doenças

A empresa taiwanesa LuluPet apresentou uma caixinha de areia inteligente que é capaz de usar algoritmos de inteligência artificial para rastrear como vai a saúde do seu gato. O produto se chama AI Smart Cat Litter Box e é o primeiro do mundo com reconhecimento via imagem para verificar a condição das fezes e do seu xixi do bichinho.

O produto foi apresentado durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2020 e até chegou a levar um dos prêmios da feira. Como explica o site Gizmo China, gatos são capazes de aguentar uma certa quantidade de dor, o que significa que eles podem acabar escondendo sinais do desconforto que eles estejam sentindo.

Isso significa que uma das melhores maneiras de descobrir como o seu animal de estimação realmente está é pelo o que ele solta na caixinha de areia. A Smart Cat Litter Box é equipada com uma tecnologia de restauração de imagem via inteligência artificial, que é capaz de identificar anormalidades no corpo do gato de maneira que o dono normalmente não conseguiria.

A promessa da companhia é de que a caixinha de areia inteligente é capaz de detectar mudanças de peso e o comportamento do bichano enquanto ele faz suas necessidades. Caso seja verificada alguma atividade anormal, você será notificado sobre ela. Com isso, espera-se que o gato terá a possibilidade de ter um tratamento nos estágios iniciais da doença.

Ainda segundo a publicação, dentre as dez causas mais comuns para a morte de gatos domésticos, sete delas são relacionadas a fezes. Só que o problema é que os gatos normalmente não são muito bons e demonstrar que estão doentes.


Fonte: LuluPet

Estatisticamente, os rins de um gato costumam estar 70% danificados no momento em que o seu dono percebe a doença e leva o bicho para o veterinário. Esses danos costumam ser irreversíveis e resultarem em despesas de veterinário que chegam até a US$ 1.200 (cerca de R$ 5.000).

Mesmo assim, as doenças dos felinos não são completamente indetectáveis. Existe a escala Bristol de fezes, que as divide em sete categorias diferentes. Essas classes vão desde constipação até diarreia. A constipação pode ser causada pela pressão de um tumor. Já a diarreia pode ser resultado de doenças do organismo do bichinho, como no caso de uma falha de rim.

FONTE: MC