set 20

Brasília terá testes permanentes de 5G

A parceria foi firmada entre o Governo do Distrito Federal, a empresa chinesa Huawei e a Biotic S/A, e vai trazer inovação para a capital

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou  um acordo responsável por criar o primeiro espaço de testes de 5G permanente no Brasil. A parceria foi firmada entre a empresa chinesa Huawei e a Biotic S/A, e vai trazer inovação para a capital.

“A implementação desse espaço de estudos mostra que a tecnologia está chegando e vem ao encontro do que temos trabalhado desde a campanha: a ideia de cidade digital. Naquele momento das eleições parecia um sonho e agora vem se realizando. Nós vamos implementar o maior parque tecnológico do país”, garante Ibaneis Rocha.

 A cerimônia aconteceu no Palácio do Buriti e contou com a presença do vice-presidente da Huawei, Steven Shenjianfeng; do presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias; do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; do titular de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo; do vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo; além de outros envolvidos no projeto.

Para Gustavo Dias, o “parque tecnológico é uma política pública que vai gerar muitos frutos”. No Brasil há três anos, Steven Shenjianfeng, da Huawei, elogiou a adesão do GDF à tecnologia. “Estamos muito felizes com isso. Vamos trabalhar e levar mais inovação para Brasília”, avisa.

Titulares de secretarias ligadas ao convênio inovador, Gilvan Máximo e Everardo Gueiros comemoraram a chegada da Huawei ao Parque Tecnológico. “Brasília é a número 1 na tecnologia 5G. Vamos fazer dela a primeira cidade inteligente do Brasil e da América Latina”, disse Máximo. Gueiros, por sua vez, pontuou que o DF deu um importante passo para se tornar uma “cidade inteligente de fato”.

Representante da Anatel, Campelo disse que a agência se orgulha de o Distrito Federal “protagonizar a visão tecnológica com o 5G”. “Não queremos que o Brasil perca esse trem e, por isso, no ano que vem a Anatel estará licitando essas frequências de 5G”, afirmou.

Parceria

A conectividade 5G será implementada no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. Os testes vão servir para a futura efetivação do sistema no Brasil e alavancar a criação de startups e empreendimentos inovadores na capital.

A parceira do GDF no acordo, a Huawei, promoverá seminários, palestras e eventos abertos para a comunidade a fim de divulgar o conhecimento da tecnologia para os brasilienses e ampliar a experiência da quinta geração de internet.

“Ter uma cidade digital é oferecer mais segurança, porque você tem todos os dados informatizados, a possibilidade de biometria facial, acesso a todos os serviços nas mãos do cidadão pelo celular e também para os serviços públicos, oferecendo agilidade e maior qualidade”, ressaltou Ibaneis.

Vantagens do 5G

A tecnologia 5G tem revolucionado a conectividade ao redor do mundo. Ela permite a interação com mais pessoas e objetos ao mesmo tempo, além de fornecer uma navegação mais rápida do que a 4G. A nova rede promete reduzir o tempo de download drasticamente e facilita o conceito de cidade inteligente, com ambientes interagindo simultaneamente, e não somente pessoas.

A redução no consumo de energia deve atingir 90% em relação às redes 4G atuais.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Mctic), no próximo mês será lançado um documento com uma visão de política pública para o 5G. O texto irá dialogar com o Plano Nacional de Internet das Coisas.

FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA