Brasil abre primeiro túnel de vento para impulsionar desempenho local

A brasileira Furnas inaugurou o primeiro túnel de vento do país e o Laboratório de Aerodinâmica da empresa, dedicado à pesquisa sobre a viabilidade de futuros projetos eólicos.

A nova estrutura está localizada em Aparecida de Goiânia e exigiu R $ 5 milhões (US $ 1,29m / EUR 1,14m) em investimentos. Lá será possível verificar as melhores condições de vento e oferecer aos investidores a oportunidade de avaliar estruturas de torres, equipamentos e como o solo se comporta durante a produção de energia.

O superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios de Furnas, Luiz Eduardo Marques Moreira, acredita que uma das tendências do setor eólico é aumentar a distância entre os aerogeradores e o solo, tornando a estabilidade e a segurança dessas estruturas uma questão-chave eficiência de projetos futuros.

O túnel de vento tem 27 metros de comprimento, dividido em três partes principais – coletor, câmara de teste e difusor. Sua ventoinha tem 250 cavalos de potência (HP) e 900 rotações por minuto (RPM).

O Laboratório de Aerodinâmica se concentrará na viabilidade, operação, otimização, manutenção, repotencialização e descomissionamento de parques eólicos.

Furnas também planeja investir R $ 5 bilhões até 2022 para aumentar a participação da energia eólica em seu mix em 1.000 MW, observou.

FONTE: CLICK PETROLEO