set 22

Bikes elétricas da Cowboy serão atualizadas com detector de acidentes

Sistema utilizará sensores da bicicleta para identificar possível queda ou outros problemas; equipamento aciona contatos de emergência e emite localização do condutor

Uma nova atualização de software permitirá que antigas bikes elétricas da marca Cowboy tenham mais recursos para garantir a proteção do usuário. O objetivo é que o equipamento auxilie de forma mais efetiva em caso de queda do condutor.  A modernização deve chegar gratuitamente até o fim do mês para os modelos 2 e 3 da marca.

Com os sensores integrados à bicicleta, será possível detectar colisões e quedas. Para tal, a empresa utilizará dos sensores de velocidade da roda, do torque (para identificar se alguma força está sendo aplicada sob o pedal), bem como o acelerômetro, capaz de perceber acidentes.

Segundo a marca, a integração de todos os componentes sensoriais oferecerá um algoritmo capaz de reduzir o número de falsos positivos “perto de zero”. Isso significa que ações como frenagem de emergência, batida em buracos, andar em vias de paralelepípedos ou até mesmo deixar a bike tombar para o lado, não acionarão os protocolos em casos de colisão.

Bicicletas elétricas da marca Cowboy poderão detectar acidentes e quedas. Créditos: Suju/2107 imagens/Pixabay

Em caso de acidente

Assim que perceber alterações no comportamento do condutor, o software de atualização dará um tempo de 60 segundos para que o usuário confirme se está envolvido ou não em um acidente. Se a resposta for afirmativa, a bike elétrica aciona contatos de emergência cadastrados pelo próprio piloto, indicando a amigos e familiares a posição do motociclista em tempo real por um mapa ao vivo.

Vale ainda destacar que estas ações tornam-se mais fáceis para o sistema da bicicleta considerando que ela já possui seu próprio cartão SIM, bem como utiliza de sinalização GPS adequada para rastreamento e compartilhamento da localização exata.

E-bikes da Cowboy emitirão localização exata e em tempo real em casos de acidentes. Créditos: Néstor Morales/Unsplash

E-bikes com marcha inteligente

Bicicletas elétricas têm oferecido cada vez mais ferramentas, seja para garantir a segurança do usuário ou no que diz respeito ao seu próprio funcionamento. As e-bikes da marca Evelo também têm avançado neste sentido: no início do mês, o novo modelo Aurora Limited trouxe a marcha inteligente.

A fabricante usa uma transmissão automática de outra empresa, que foi pensada para ser livre de manutenção, não fazer esforço na aceleração e para ser suave nas trocas de marcha. Além dessas vantagens, a automatização possibilita uma variedade de marchas, já que ela é extremamente adaptável. A ideia é inovadora, visto que o sistema convencional é baseado na transmissão entre bike e motor, que pode falhar.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/bikes-eletricas-da-cowboy-serao-atualizadas-com-detector-de-acidentes/107422