mar 14

Bayer cria aplicativo de realidade aumentada para capacitar produtores

A tecnologia ensina o agricultor a usar corretamente o equipamento de proteção individual, regular máquinas e fazer aplicação de defensivos agrícolas

A tecnologia se tornou uma aliada importante na capacitação de produtores e trabalhadores rurais brasileiros. Como explica a gerente de boas práticas agrícolas da Bayer, Adriana Ricci, os agricultores têm pouco tempo livre para se deslocarem até uma sala de aula. “Muitas vezes, marca-se um treinamento justamente no dia ideal em que eles precisam fazer algum trato cultural, e aí acabam não indo”, diz.

Ciente disso, a empresa lançou o Bayer Xperience, aplicativo que trabalha com realidade aumentada e virtual voltado à transmissão de conhecimento e reforço de boas práticas na lida do campo. A ferramenta foi apresentada na Expodireto Cotrijal, feira agropecuária que acontece em Não-Me-Toque (RS).

Segundo Adriana, os conteúdos disponíveis na plataforma vão de como utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até regulagem de máquinas e cuidados na aplicação de defensivos agrícolas na lavoura.

“Tudo isso é apresentado de forma lúdica para o produtor. Saem bonecos virtuais que conversam e explicam o passo-a-passo”, diz a gerente da Bayer. “Há também uma explicação como é feita a leitura da bula de um produto (químico), que é um desafio muito grande para eles. Alguns não acham as informações ou têm dificuldade de leitura e compreensão”.