AT&T aluga drones para expandir sinal 5G em áreas encobertas nos EUA

Esta abordagem permitirá acesso à internet móvel mesmo durante desastres naturais

AT&T, companhia norte-americana de telecomunicações, começou a testar o uso de drones para expandir a cobertura de serviços 5G durante períodos conturbados, como situações emergenciais em regiões remotas e durante desastres naturais. Essa investida foi chamada pela empresa de “Flying COW” (abreviação de Cell OWings / “Célula Nas Asas”, porém é um trocadilho bem-humorado com o termo em inglês para “vaca voando”, algo que pode acontecer quando os animais são arrastados após a passagem de um furacão). Testes foram realizados em Missouri, nos Estados Unidos.

De acordo com a AT&T, esta é a primeira vez que drones disponibilizam a transmissão de sinais 5G, apesar de já ser possível conectá-los à rede de geração anterior. Ethan Hunt, gerente principal do programa de aeronaves não tripuladas da corporação, afirma:

“Tínhamos um sinal LTE fraco e intermitente no local do voo antes de lançarmos o 5G Flying COW. Voamos com o drone até cerca de 91 metros, ligamos o sinal e ele começou a transmitir uma forte cobertura 5G para aproximadamente 25 km²”.

Em um comunicado, a operadora conclui:

ISSO SIGNIFICA QUE OS CLIENTES COM UM TELEFONE 5G CAPAZ NA ÁREA PODERIAM PASSAR DE NENHUM SERVIÇO PARA CONEXÕES SEM FIO SUPER-RÁPIDAS EM SEGUNDOS. NO FUTURO, ISSO PODE AJUDAR OS SOCORRISTAS EM UMA MISSÃO DE BUSCA E RESGATE.

Anteriormente, a empresa já utilizava as “células voadoras” no padrão LTE para coberturas de grandes eventos e no suporte a desastres naturais. Atendimentos em áreas isoladas e/ou distantes de grandes antenas de transmissão também poderão ser beneficiadas no futuro. Sendo assim, a principal vantagem desta abordagem seria oferecer uma conexão de alta velocidade em cenários de perigo constante.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/26059/att-aluga-drones-para-expandir-sinal-5g-em-areas-encobertas-nos-eua